-
Mirante do Pédrão
O Rio de Janeiro tem tantos lugares bonitos que desperdiça toneladas deles. Com tanto morro envolvendo a cidade, o que não deve faltar são vistas lindas e ainda desconhecidas ou inacessíveis. E o carioca normal, especialmente o que é nascido e criado na Zona Sul da cidade, mexe-se muito pouco. Circula ali pela Zona Sul e só vai na Zona Norte para ir ao Maracanã (e agora o Engenhão) e no aeroporto internacional. Não tem o hábito de circular pela cidade futucando os lugares. Também porque é perigoso e se ele não for motociclista, é trabalhoso também. Olhar a cidade de dentro do carro é muito pior, manobrar, parar, “fugir”…
-
Rua do Senado em dia de São Jorge!
O tempo começa a esfriar e o meu sono a melhorar. Graças a Deus! Tenho dormido mais, tenho andado mais preguiçoso, com menos disposição. Não me sinto doente de nada, apenas com menos energia e mais apegado a não fazer nada. Credito isso ao clima, que está muito mais gostoso para não fazer nada em casa. Dito isto, estava eu domingão em casa na maior das preguiças, assistindo com dificuldade uma corrida de motos do Mundial de WSBK quando minha amiga Miriam manda mensagem dizendo que estava com uns amigos na Lapa, após sair da missa de São Jorge. Dia 23 de abril é um dia de festa na cidade.…
-
Casarões da Rua Ibituruna
Hoje fiquei em casa de manhã estudando, sentado no computador até ficar com a bunda quadrada. Não fiz almoço, desci para almoçar na birosca ao lado de casa e a comida encheu-me de energia! A comida deste boteco é boa. Lembro-me do dia da minha mudança para cá. Dia de mudança é sempre um dia cansativo e neste primeiro dia eu almocei nele, casa completamente zoneada, não tinha como preparar comida. Na época eram “2 carnes=14 reais”. Vocês sabem como isso funciona né? Você pode encher o prato o quanto quiser, mas tem o limite de colocar 2 pedaços da carne que estiver sendo servida. Nunca vi ninguém contar… e…
-
Capela de Nossa Senhora da Conceição do Brasil
Então gente, conforme eu contei no texto anterior, sobre o Rio Trapicheiros, saí andando aqui pela Tijuca e olhando a cidade. Parei para fotografar e olhar de pertinho uma capela que eu sempre passo na porta de carro ou de moto, mas nunca tinha passado a pé. Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal e dos Estados Unidos, sua data de comemoração é no dia 8 de dezembro, instituído pelo Papa Sisto IV em 1477. É uma “Festa de Guarda”, que significa que todos os católicos tem que ir na Igreja neste dia. “Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’.” (Lucas 1,28) Nossa Padroeira,…
-
Rio Trapicheiros
Hoje saí a pé para almoçar na Rua Mariz e Barros e resolvi andar um pouco para olhar a cidade por aqui. Ontem choveu pacas mas hoje o tempo meio que firmou e a temperatura está gostosa, bom de passear. Andando sem rumo, olhando as casas, prédios, vilas, ruazinhas, imaginando a dinâmica e a economia que fizeram um bairro tão multifacetado e diverso como a Tijuca. Parei e fotografei duas coisas hoje, a pequena capela de Nossa Senhora da Conceição do Brasil e o Rio Trapicheiros. Outro dia eu escrevo sobre a capela, hoje vou postar aqui sobre o Rio. O Rio Trapicheiros é o principal rio de drenagem do…
-
Morro do Inhangá
Hoje está um dia bem tranquilo na cidade. Tempo nublado, ameaçando uma chuvinha, parece que todos viajaram para curtir o feriado. Fui almoçar no BG com a Soninha, agora americana, e com o José Dias. Um barato esta reunião com o nosso ex-chefe, fazem quase 40 anos de nosso primeiro encontro e parece que nada mudou, estamos aí firme e fortes. Na volta vim passeando e pensando e olhar algo para o Olhando a Cidade. Eu tenho um monte de lugares novos para olhar mas não me lembrava de nenhum! Raios. Aí lembrei de fotografar o Morro do Inhangá ali em Copacabana. A Internet tem um monte de vídeos e…