Categorias
OlhandoaCidade

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Este é o meu local “original” de votação. Mas, por motivos de COVID, mudaram para o Catete. Sem me informar, na votação anterior, dirigi-me faceiro para a Igreja. parei o carro ali por perto e quebrei a cara… Mas foi bom, pois a caminhada rendeu já dois posts, o do Templo da Humanidade e o do Bairro São Jorge. E vi mais coisas!!!

Esta igreja é linda, com 112 anos de idade, e está super conservada. Parece. Achei o histórico dela no site da Arqrio.org:

“Em uma primeira sexta-feira de junho de 1890, movido pelo desejo de difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, monsenhor Mariano Antonio de Velasco Molina, então pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Laranjeiras, e diretor do Apostolado da Oração, lançou campanha para aquisição de um terreno situado na então Rua Santa Isabel, no bairro da Glória, hoje chamada Benjamin Constant, para ali construir uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 20 dias de campanha, foi possível efetuar a compra do terreno. A pedra fundamental foi trazida em procissão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Lapa, sendo abençoada e colocada no dia 17 de outubro de 1890 por monsenhor Luiz Raimundo da Silva Brito. O engenheiro responsável pela planta e pela obra foi Luiz Raphael Vieira Souto. Em 19 de outubro de 1903, já estava construída a capela primitiva (hoje o salão que dá acesso à secretaria paroquial) com autorização para conservar o Santíssimo Sacramento. No dia 30 de agosto de 1908, com a atual igreja concluída, o então arcebispo, Cardeal Joaquim Arcoverde, assinou o decreto de criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. No dia 26 de setembro do mesmo ano, a nova igreja foi benta e aberta ao público, começando os registros nos livros de batismo e casamentos.”

Linda foto de Augusto Malta: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon404110/icon1329307.html

O estilo é gótico, ou neo-gótico, amigos arquitetos colaborem. Estava fechada no dia da votação, os horários das igrejas anda diferente com a pandemia. Bati estas fotos apenas ao passar pelo lugar, estava um dia muito lindo e valorizou as cores. É na mesma Rua Benjamin Constant.

Estou indo lá novamente hoje, segundo turno, mas acho que não teremos fotos, estou com um estoque aqui para vários posts!!!

Bom domingo para todos, boa votação.

Por Mário Barreto

Historiador, Diretor de Filmes, 3D/VFX. Guru em Computação, viciado em Motociclismo.

Uma resposta em “Igreja Sagrado Coração de Jesus”

São ótimos esses posts do Mário. Boas fotos e informações de lugares que costumamos passar e não conhecemos tão bem. Continue nos enriquecendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.