OlhandoaCidade

Capela de Nossa Senhora da Conceição do Brasil

Então gente, conforme eu contei no texto anterior, sobre o Rio Trapicheiros, saí andando aqui pela Tijuca e olhando a cidade. Parei para fotografar e olhar de pertinho uma capela que eu sempre passo na porta de carro ou de moto, mas nunca tinha passado a pé.

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal e dos Estados Unidos, sua data de comemoração é no dia 8 de dezembro, instituído pelo Papa Sisto IV em 1477. É uma “Festa de Guarda”, que significa que todos os católicos tem que ir na Igreja neste dia.

“Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’.” (Lucas 1,28)

Nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida é intimamente ligada a Nossa Senhora da Conceição, porque a imagem de Aparecida, é uma imagem da Conceição.

Fica na Rua Silva Ramos, no meu caminho para o escritório, para o Centro, Zona Sul, para as estradas… é meu caminho para quase tudo!

Esta capelinha fica nos fundos do Hospital Gaffrée Guinle e é muito bonitinha. Estava fechada quando eu passei por lá, mas pesquisando na Internet eu vi que ela é procurada para casamentos charmosos. Não é grande e está muito bem cuidadinha, contrastando com o estado de conservação do hospital que é ali do lado.

Ela tem um monte de azulejos pintados à mão, um grande barato e, pelo estilo, que combina com tudo no hospital, deve ter sido construída ao mesmo tempo e época.

Eu já casei-me duas vezes, e nenhuma delas na Igreja. Apesar de ter contra mim duas penas canônicas por esta transgressão, acredito que posso ser absolvido e ainda posso casar na igreja um dia destes. Esta seria uma boa capelinha para um novo tijucano casar. Fica a dica meninas casadeiras.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Um comentário

  • Maria Inês Barreto da Costa

    Que lindeza ! Nisso os católicos são muito bons mesmo: arquitetura e decoração.
    Perfeita para meninos casadeiros como você rsrsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.