OlhandoaCidade

A Casa do Chalaça!

Domingão, almocei aqui em um boteco perto de casa e depois saí de bicicleta para dar um rolé e olhar a cidade. Tranquilão, passei por minha saudosa ex-escola, o CEFET-RJ, na minha época, meados dos anos 70, era Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca. Cursei Edificações, curti muito, mas nunca trabalhei como técnico. Aliás, quase ninguém da minha turma. É uma escola de excelência, a prova para passar é difícil e portanto quase só passa quem teve condições de estudar em boas escolas. E quem tem boa condição, continua para a faculdade. É um problema do Brasil, as melhores escolas e gratuitas, acabam sendo usadas por que poderia pagá-las, em teoria, hoje em dia ninguém está podendo pagar nada!

Logo depois da escola, coladinho, na junção da Avenida Maracanã com a Rua General Canabarro, está a antiga casa do Chalaça. Chalaça foi mordomo do Paço Imperial, o Sr. Francisco Gomes da Silva. Muito amigo do Imperador Pedro I, a então Quinta da Joana, ou Chácara da Joana, ficava no terreno da Quinta da Boa Vista. Hoje não fica mais, foi cortada pela linha do trem e separada da quinta. Dizem que D. Pedro I frequentava muito a casa. Devem ter rolado “altas resenhas”, como diria minha filha Joana.

Com o fim do Império a casa passou para a propriedade do governo até que em 1953 recebeu a denominação que mantém até hoje, Palacete Laguna. Teóricamente era para ser um Espaço Cultural Laguna, mas sempre foi desconhecido, sempre foi pouco usado e conversando com o oficial que estava de guarda lá no domingo, está fechado e o acervo do Centro Cultural está em outro local. Uma pena, o lugar é lindo. O Exército tinha que dar uma boa utilização para ele, ou vender, tombando o imóvel antes, para a instalação de alguma coisa legal.

Vejam aqui uma reportagem de 2013 falando sobre ele. E aqui o artigo da Wikipedia sobre o Palacete Laguna.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

4 Comentários

  • Maria Inês Barreto

    Obrigada por me contar essa história toda. Sempre que passava por ali, me admirava com a beleza da casa, sem saber sua história e a quem pertencia. É uma casa linda mesmo!

  • Fausto Arinos de Almeida Barbuto

    Esta Quinta da Joana não era conhecida também como “Casa da Mãe Joana” por conta das “altas resenhas” que rolavam por lá? Era nessa região…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.