Categorias
OlhandoaCidade

Estátua de Teixeira de Freitas!

Esta semana, por motivos vários, passeei pouco e não vi nada de bonito e interessante para postar. Vou então recorrer ao meu arquivo de fotos recentes. Tenho passeado ali pela região da Santa Casa de Misericórdia, quase um recanto da cidade, pois não é passagem para nada e quem não tem o que fazer por ali, passa batido.

O Rio de Janeiro desperdiça tantas oportunidades… agora vejam, acabaram com o Morro do Castelo no meio de uma sanha imobiliária e vemos que em 2020 o local já está decadente. E lá é muito bonito, tem visuais incríveis, arborizado, a bendita brisa fresca da Bahia de Guanabara que se queria espalhar pelo Centro, grandes avenidas. Tudo meio deserto e desconhecido.

Passeando por lá encontrei esta estátua sem a sua placa. Fiquei curioso e fui pesquisar.

Achei um trabalho incrível da Pesquisadora Vera Dias em http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=57&iMONU=Teixeira%20de%20Freitas

Sensacional, nunca mais ficarei no vácuo. Como é bom ter pessoas assim na cidade. E lá nesta página tem um outro link também incrível. Para quem não clicar no link:

“O monumento é uma homenagem ao jurista e professor que  escreveu sobre a Consolidação das Leis Civis por iniciativa do Instituro da Ordem dos Advogados.  Freitas foi inaugurado, no antigo Largo de São Domingos em 7 de agosto de 1905. No local foi removido um chafariz ornamental. Em 20 de março de 1910, foi transferida  para o local onde se encontrava no Silogeu na entrada da Praça Paris. Em 1983 foi transferida para a atual localização.”

Atravessando a rua temos um lindo visual com as palmeiras e mais uma obra de arte que um dia vou identificar. Estava um dia lindo e ao fundo, de um outro angulo, via-se o Cristo Redentor. Como deve ter sido bom viver no Rio Capital do Brasil.

Parabéns Vera e vamos ser curiosos, vamos olhar a nossa cidade. Isso ainda é de graça. Vá com seus pés, mas se for muito preguiçoso, visite virtualmente.

Mário Barreto

Por Mário Barreto

Historiador, Diretor de Filmes, 3D/VFX. Guru em Computação, viciado em Motociclismo.

6 respostas em “Estátua de Teixeira de Freitas!”

Muito bom texto, Mario. Até quem não é um amante contumaz de História fica interessado e chega ao fim do artigo rapidinho. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.