OlhandoaCidade

Árvore de Natal do Outeiro da Glória

E neste sábado último saí tarde da noite para dar uma volta de Vespa. O clima tem andado ruim aqui para quem gosta de andar de moto, tem chovido muito. Mas neste sábado eu tive tempo e o “tempo” deu um refresco, estava uma noite linda. Temperatura agradável, poucos carros na rua. Saí por aí sem destino e no Aterro do Flamengo olhei para a Igreja do Outeiro e vi a árvore de Natal nova que está por lá enfeitando. Fui lá conferir.

É quase do tamanho da Igreja… quase.

Inaugurada no dia 7 de novembro, a árvore de Natal da Igreja da Glória é um novidade total naquele pedaço. Nunca antes tinha sido montada uma árvore no local. A árvore tem 25 metros de altura e em sua base um presépio. Na inauguração teve uma missa com D. Orani Tempesta.

O projeto foi proposto pela Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro como uma forma de motivar os fiéis e de alegrar a região. Não é assim uma estouro de árvore, mas é bonita com suas luzes coloridas.

O presépio é em tamanho natural

Cheguei lá depois das 23:00 horas, estava completamente deserta. Tivemos que dar um papo no segurança, que nos deixou subir para ver o presépio.

Chupa Torre Eiffel

Esta Igreja foi inaugurada em 1739, ela é a mais antiga Igreja barroca do Brasil. Sua história vem desde o século XVII, e de doação em doação, até chegar ao século XIX e cair nas graças da família Imperial . Leiam em que interessante este documento aqui ó – Um templo glorioso de fé e tradição – Outeiro da Glória, que conta uma linda e grande história do Outeiro da Glória.

Como eu disse antes, eu morei na Glória e de minha janela eu podia ver esta igreja todos os dias. Graças a sua elevação, é facilmente vista por quem passa pelo Aterro do Flamengo. Tem uma estação de Metrô, a Estação Glória, que fica literalmente aos pés deste morrinho, e se pode subir até lá pelo Parque Municipal do Outeiro da Glória.

Maneiro, curti muito a visita. Vejam a árvore lá!!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

3 Comentários

  • Rosa Amaral

    Que linda!!!!
    Eu tenho muitas histórias relacionadas ao Outeiro da Glória.
    Todos os anos participávamos da Festa de N. S. da Glória. Minha irmã Diva morou num prédio cujos fundos eram virados para a ladeira da igreja.
    A primeira boneca de louça que eu ganhei foi na última vez que fomos à festa.
    Parabéns, primo, por nos deleitar com seus passeios pela história de nossa maravilhosa cidade!👏👏👏👏

  • Andréa Araripe

    Passeando pelo Rio, com os olhos do meu amigo Mário, tem sido uma bela experiência. São lugares nunca dantes “navegados” por mim! Rs
    Já conhecia a igreja, mas de festa de casamento, sem prestar atenção na história do prédio.
    Mas desta postagem, achei interessante também, o contraste da igreja longeva e a modernidade do presépio e da árvore de Natal! Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.