Árvore de Natal do Outeiro da Glória
E neste sábado último saí tarde da noite para dar uma volta de Vespa. O clima tem andado ruim aqui para quem gosta de andar de moto, tem chovido muito. Mas neste sábado eu tive tempo e o “tempo” deu um refresco, estava uma noite linda. Temperatura agradável, poucos carros na rua. Saí por aí sem destino e no Aterro do Flamengo olhei para a Igreja do Outeiro e vi a árvore de Natal nova que está por lá enfeitando. Fui lá conferir.
Inaugurada no dia 7 de novembro, a árvore de Natal da Igreja da Glória é um novidade total naquele pedaço. Nunca antes tinha sido montada uma árvore no local. A árvore tem 25 metros de altura e em sua base um presépio. Na inauguração teve uma missa com D. Orani Tempesta.
O projeto foi proposto pela Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro como uma forma de motivar os fiéis e de alegrar a região. Não é assim uma estouro de árvore, mas é bonita com suas luzes coloridas.
Cheguei lá depois das 23:00 horas, estava completamente deserta. Tivemos que dar um papo no segurança, que nos deixou subir para ver o presépio.
Esta Igreja foi inaugurada em 1739, ela é a mais antiga Igreja barroca do Brasil. Sua história vem desde o século XVII, e de doação em doação, até chegar ao século XIX e cair nas graças da família Imperial . Leiam em que interessante este documento aqui ó – Um templo glorioso de fé e tradição – Outeiro da Glória, que conta uma linda e grande história do Outeiro da Glória.
Como eu disse antes, eu morei na Glória e de minha janela eu podia ver esta igreja todos os dias. Graças a sua elevação, é facilmente vista por quem passa pelo Aterro do Flamengo. Tem uma estação de Metrô, a Estação Glória, que fica literalmente aos pés deste morrinho, e se pode subir até lá pelo Parque Municipal do Outeiro da Glória.
Maneiro, curti muito a visita. Vejam a árvore lá!!!!
3 Comentários
Araci Barreto
Linda história, emocionante uma árvore de natal com presépio no morro do Outeiro da Glória. Amei!
Rosa Amaral
Que linda!!!!
Eu tenho muitas histórias relacionadas ao Outeiro da Glória.
Todos os anos participávamos da Festa de N. S. da Glória. Minha irmã Diva morou num prédio cujos fundos eram virados para a ladeira da igreja.
A primeira boneca de louça que eu ganhei foi na última vez que fomos à festa.
Parabéns, primo, por nos deleitar com seus passeios pela história de nossa maravilhosa cidade!👏👏👏👏
Andréa Araripe
Passeando pelo Rio, com os olhos do meu amigo Mário, tem sido uma bela experiência. São lugares nunca dantes “navegados” por mim! Rs
Já conhecia a igreja, mas de festa de casamento, sem prestar atenção na história do prédio.
Mas desta postagem, achei interessante também, o contraste da igreja longeva e a modernidade do presépio e da árvore de Natal! Adorei!