OlhandoaCidade

Casa de Trás-Os-Montes e Alto Douro

Conforme eu havia dito no post anterior, fui olhar a Casa dos Açores e descobri bem ao seu lado a Casa de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Eu não tinha visto quando passei na rua, tinha apenas identificado a Casa dos Açores. Caramba, os portugueses dominam a Tijuca!!

Contem comigo, Poveiros, Feirenses, Orfeão, Porto, Açores e agora esta. Será que tem mais?

Fundada em 28 de julho de 1923, tem então 99 anos. Ano que vem provavelmente teremos grandes festas de centenário.

A Casa não é particularmente bonita, mas é grande e parece muito bem cuidada. Vive também da atividade de aluguel de seus salões e instalações, parece.

Sua história é mais ou menos a mesma de todos as outras, colonos portugueses que aqui se reuniram para celebrar suas origens e culturas. Conheçam seu site clicando aqui.

A região Transmontana e do Alto Douro é a parte mais do alto e a direita do mapa de Portugal, onde ficam Bragança, Viseu, Vila Real… é uma grande região e um dos principais territórios do país ao nível da produção da castanha, do azeite, do vinho, da amêndoa, do mel e das linguiças.

Me aguardem porque nesta rua eu vi mais uma casa legal.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Um comentário

  • Maria Inês Barreto da Costa

    Ora, pois. Os patrícios se reuniam pra lembrar a terrinha. Mas cada um no seu clubinho, né? Kkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.