OlhandoaCidade

A Casa dos Morcegos

Hoje saí para dar um rolé de carnaval com a amada Chris. A idéia era ver a saída de um bloco, marcada para as 15h no Castelinho do Flamengo, mas nos atrasamos e resolvemos ir para o Belmonte do Flamengo. Com sorte conseguimos uma linda mesa e ficamos bebericando e comentando. Como comentar… posso dizer que houve muita “irreverência” por lá. 90% dos XY estavam vestidos de mulher. Dos seres XX, 95% com meias arrastão rasgadas e calipígias de fora. E mais não comento sobre isso.

Tivemos que parar o carro lá mais para frente e viemos andando. Ao chegar na esquina da Avenida Oswaldo Cruz com a Praia do Flamengo, dei de cara com a belíssima casa no número 4. Linda ainda, mas toda detonada, pichada, ao mesmo tempo um horror. Que pena.

Vim para casa pesquisar e descobri que este imóvel encontra-se tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Prédio.
Localização: Av. Oswaldo Cruz, n° 4 – Flamengo – Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Decreto n° 5.624 de 26/12/85 – DOM de 30/12/85
Tombamento: provisório / Averbado: não

Pesquisando ainda mais, descobri que trata-se da antiga residência do advogado Eduardo Otto Theiler, que faleceu em 1967. Ele foi um alto funcionário do Ministério da Justiça e Negócios Interiores do Distrito Federal. Sua casa é um dos últimos remanescentes da arquitetura residencial eclética que imperou na cidade nos começos do Século XX.

A casa, popularmente conhecida como Casa dos Morcegos, foi projetada em 1912 por Heitor de Mello, um dos mais notáveis arquitetos do período, que teria escolhido o estilo “renascimento francês” por julgá-lo o mais apropriado para residências – uma construção eclética neorenascentista.

A fachada da casa possui alguns gárgulas, como nas catedrais góticas francesas. Na casa encontramos gárgulas funcionais, para as chuvas, e gárgulas decorativas, em esculturas de Woldemar Bogdanoff. Um luxo. Uma pena que encontra-se tão detonado. As janelas estavam abertas, a portaria possui um discador moderno e também uma camera, indicando que o lindo prédio encontra-se em uso, mas não sabemos por quem… Em 2015, estava disponível para aluguel… quem será que alugou?

Então é isso… hoje uma descoberta típica do Olhando a Cidade… andando por aí e vendo as coisas lindas de nossa cidade. Espero que vocês curtam!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.