
Casa dos Açores
Pois é meus amigos, como eu não me canso de escrever, logo após escrever sobre a primeira das casas portuguesas que eu olhei aqui na Tijuca, meu grande amigo Arcanjo disse-me: “Ih… tem um monte por aí”. E tem mesmo. Já escrevi aqui sobre os Poveiros, sobre os Feirenses, sobre o Orfeão Português e sobre a Casa do Porto.

Semana passada, andando e olhando por aqui, descobri mais uma! A casa da Casa dos Açores. Hoje fui lá fotografar para fazer o meu Olhando a Cidade e descobri que ela é do lado de mais uma!!! Vou guardar esta outra uma para outro post. E logo depois outra casa linda e que também merecerá um post. Enfim, atirei no que vi e acertei em mais dois!!!

A Casa dos Açores foi fundada em 1952, para reunir e os estimados 30 mil açorianos que já estavam por aqui em 1950, em laços de solidariedade e práticas culturais. Para a compra da sua primeira sede, na Rua Melo Matos 25, fizeram festas e churrascos e em 1954 já tinham sua casa. Outras épocas né? Porque para comprar uma casa grande na Tijuca hoje em dia haja churrasco e festa. Esta casa foi reformada, está novinha.

As ilhas do arquipélago de Açores ficam no oceano Atlântico, bem distante de Portugal, que as descobriu em 1427 por Diogo de Silves. Começaram a povoar em 1439, ou seja, muito antes do Brasil. Os Açorianos tem muita história para contar.

A rua é tranquila e a Casa “mortona” na hora em que fotografei. Pelos anúncios estampados em seus muros, tem alguma atividade esportiva, academias e aluguéis de equipamentos e instalações. A casa é bem novinha, bem cuidada e pelas fotos que vocês podem ver se clicarem no site deles, mais animada do que a Casa do Porto, por exemplo.

Então está aí, mais uma casa portuguesa na Tijuca… quantas mais irei achar olhando a cidade?

