OlhandoaCidade

Solar na Senador Vergueiro

Em minhas andanças da hora do almoço, reparei outro dia neste casarão. Já estivera lá várias vezes, e nunca tinha olhado para cima. Pudera, já chegava babando e com fome!

Tombado em 5 de outubro de 2000, por um dos ilustres frequentadores, o imóvel agora é imexível. Em meados dos anos 90 do século passado, estavam pensando em demolir para construir um hotel no lugar. O ilustre frequentador era o Prefeito e arquiteto Luiz Paulo Conde.

O decreto 18.999 diz: “CONSIDERANDO que o prédio situado na Rua Senador Vergueiro 11 e 15 se constitui no único exemplar de solar da segunda metade de do século XIX no bairro do Flamengo…”

Procurei, procurei e não achei na internet absolutamente nada sobre a origem do casarão, apenas que ele foi uma hospedaria até ser comprado no final dos anos 50 para se transformar na Churrascaria Majórica! Me dá raiva quando não consigo localizar nada sobre alguma coisa, daqui, sentadinho em minha sala…

Um solar, aqui no Brasil, são casarões, residências antigas. Símbolos de riqueza e influência política tradicional das famílias. Um vexame eu não conseguir localizar a família que ergueu este solar tombado.

Agora é a Majórica, templo das carnes cariocas, mas proibitivamente caro. Fui lá outro dia, em um momento de coragem com o meu sócio Nakamura, disse que pagava a conta e me ferrei em quase 400 reais em um jantar para duas pessoas, sem vinho! Caríssimo!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.