OlhandoaCidade

Cantinho do Mar

“Existem praias tão lindas cheias de luz”, existem. Mas quantas tem o encantos que Copacabana possui? Minha amiga Tatiane diz que nenhuma em todo o mundo. Não tenho tanta certeza, existe muita beleza no mundo. Mas uma vez que todas são diferentes, ela pode ter razão, como Copacabana, não há.

Estava no caminho certo… foi só andar mais um pouquinho…

Bem vazio para o horário e para o dia, talvez pela pandemia, talvez pela falta de grana, Copacabana estava ótima para ser olhada, calma, tranquila, mas deu pena dos quiosques vazios.

Claro que conheço a Colônia de Pesca Z-13 ali colada no Forte. Já saracoteei em quase tudo por ali, mas nunca tinha ido de noite até os barcos na areia, para olhar, para fotografar. Fui, o maior barato.

Os pescadores estavam dormindo né? Pescador acorda cedo.

Em 2023 a colônia fará 100 anos, uma data e tanto. Achei neste link uma reportagem muito bacana da Revista National Geographic.

Foto da Revista Fon Fon – 1912

Nunca comprei peixe lá, nunca fui ver os pescadores partindo ou chegando. Primeiro porque nunca morei perto, segundo porque não tenho o costume de comer peixe. Uma pena, os médicos dizem que é ótimo para a saúde.

Fiz um monte de fotos, dos barcos, das pranchas e caiaques que ficam por ali guardados. Tem também a saída do também histórico Clube dos Marimbás, onde eu nunca fui.

Mais um passeio agradabilíssimo, mais oportunidades para fotografar e olhar a cidade. Até esquece-se dos problemas.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

15 Comentários

  • Lênin Maranhão

    Mario vc consigui me trazer a admosfera da z13 pelas sus lwnde e angulos e simplicidades belas
    Texto muito bom leve em to de conversa eu viajei aos meus tempos de adokwcwnte morei ao lado na Souza Lima esquina da prais acordava cedo pra pegar ondas e ajudava a puchar a rede e puchar os barcos para areia canhava os peixeis e manda prepara no bunda de fora em frente ao 37 prédio que eu morava .
    Ps quero ver seus filmes.
    Lindo trabalho 👏🏿👏🏿👊🏿👊🏿♥️

  • Inês Barreto

    Algumas vezes fui até lá pra comer laranja que o homem vendia, geladinha, já descascada, sentada na beira do calçadão, vendo o agito dos pescadores. Saudade de Copacabana. As fotos ficaram lindas. Adorei lembrar.

  • PAULO AMENDOEIRA

    Boa! Que fotos! Marimbás. Sai alguma vezes para mergulhar nas cagarras dos 90´s. Bons tempos quando o nosso dinheiro valia.

  • Rui Tajra dos Santos

    Parabéns Mário, ficou muita boa, agradável. Deu vontade de ir ao local, e jantar no restaurante, não sei se existe ou se é só para sócios?

  • Flávio Henrique Kirk

    Mário, seu excelente trabalho nos chama a atenção para paisagens que, apesar de estarem diante de nossos olhos, não vemos, perdidos que estamos no corre corre do dia a dia. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.