Igreja São Francisco Xavier
Desde que mudei-me para a Tijuca, tenho andado e fotografado as redondezas. Bairro enorme, é cheio de casinhas legais, vilas escondidas, pedacinhos do passado, geralmente se acabando por má manutenção. A cidade está pobre, não se consegue manter, caprichar na manutenção destes patrimônios particulares que muitas vezes já se encontram divididos entre muitos membros de uma mesma família. Isso dá brigas. E quando são vendidos, viram logo um prédio moderno.
A história nos diz que a região foi ocupada por chácaras de pessoas fugindo do calor do centro da cidade, algo incompreensível para mim, porque aqui parece quente como Bangu. Meu Deus! Como devia ser quente o centro do Rio nesta época então.
Mas talvez a principal atração histórica da Tijuca seja a Igreja de São Francisco Xavier, ela é linda. No meu rolé de hoje, 30-08-2020, a pé pelo o que restou do Rio Trapicheiros, vi-me de frente para esta belezura na hora mais linda do dia.
Ela é velha de verdade, pois estamos falando de uma história que começou em 1567!
Freguesia de São Francisco Xavier do Engenho Velho é o antigo nome de uma área que abrangia os hoje bairros do Andaraí Pequeno, Andaraí Grande, Tijuca, Aldeia Campista e Vila Isabel. Depois disso, na direção do Méier, era Engenho Novo, e para baixo o limite era São Cristóvão.
Vejam no site da Igreja alguns detalhes sobre a paróquia e as relíquias que ela abriga. Como muitos não vão clicar, já adianto duas delas: a mais antiga pia batismal da cidade e um fragmento de osso do braço de São Francisco Xavier, doado pelo Papa Pio XI em 1931.
Vale a pena uma visita, ela fica literalmente em cima da estação do Metrô São Francisco Xavier, por pouco não teria uma saída dentro da Igreja. Se for preguiçoso clique aqui. Está muito bem cuidada e seus sinos me marcam os dias em que fico em casa.
Mário Barreto
9 Comentários
Araci Barreto
Essa igreja é linda! Por fora e por dentro.
Jorge Adir
No dia de Corpus Christis, são feitos tapetes decorativos, maravilhosos em seu corredor principal! Imperdível!
Mário Barreto
Vou tentar ir conferir e bater fotos!
Inês Barreto
Muito lindas, a igreja e as fotos.
Mário Barreto
Dei muita sorte com a luz da hora do dia né? Ficou lindo.
Aline miranda
Ótima descrição👏👏👏Me deu vontade de conhecer a igreja.
Mário Barreto
Bora lá, eu também não conheço as relíquias.
Adolfo Rosenthal
Muito boa a matéria, o texto e as fotos! Importante este registro atual que inclui uma nota histórica da localidade. Como vc bem disse uma vez, contar a história de um lugar é uma forma de preservar seu futuro!
Mário Barreto
Obrigado amigo historiador!