OlhandoaCidade

Biblioteca Nacional

Hoje tive a incrível oportunidade de olhar por dentro a Biblioteca Nacional, ali na Avenida Rio Branco. WOW! Que coisa linda. É muito impressionante, e também muito bem cuidada. São milhares de detalhes para serem fotografados e curtidos.

Achei o centro do Rio, aquele pedaço ali, tão morto e abandonado para uma sexta feira… que pena. Uma região repleta de escritórios, perto do mar, da arte, da cultura. Bem servida de transportes, pois é perto do aeroporto, tem VLT e Metrô na porta, um monte de ônibus… é linda e arejada (para isso acabaram com o Morro do Castelo). É INCRÍVEL como é sub-utilizada, como o Rio é decadente. Uma pena.

Mas voltando a Biblioteca… fui lá com meus amigos conversar sobre projetos profissionais com o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o gente boa Rafael Nogueira, que entre outras formações é também Professor de História como eu.

Este prédio lindo, inaugurado em 29 de outubro de 1910 é um projeto no estilo eclético do engenheiro Souza Aguiar, que hoje é conhecido como hospital, mas foi Marechal e prefeito do Distrito Federal. Francisco Marcelino de Souza Aguiar.

A BN, a maior da América Latina e uma das 10 maiores do mundo, tem uma rica e saborosa história, que pode ser conferida aqui e aqui.

Entrei pelos fundos, na Rua México, pois a Biblioteca está fechada para o público por conta da pandemia. O controle de segurança é severo, pois o local é repleto de raridades valiosas e muito fáceis de serem subtraídas de seu enorme acervo, com quase 10 milhões de peças… e crescendo, pois o Decreto nº 1.825, de 20 de dezembro de 1907, chamado comumente Decreto de Depósito Legal, ainda está em vigor!

Subi até o quarto andar, onde está o gabinete do Presidente, e de lá fiz estas fotos. Visitei também uma das torres onde o acervo fica guardado, mas lá dentro as fotos são proibidas. São 6 andares repletos de estantes de metal, climatizados, com uma linda clarabóia em cima, repleto de luz. Até o piso é de vidro, para clarear o ambiente, porque é bom para o acervo. Vou te contar, é uma coisa linda.

Dando tudo certo em nossos planos, terei que voltar muitas vezes neste local, e farei novas fotos. Pois é… 58 anos de Rio de Janeiro, e nunca tinha olhado de perto esta maravilha. E você, quando tiver tempo, entre para olhar!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.