OlhandoaCidade

Caboclo Roxo

Desculpem-me minha meia dúzia de leitores, tenho olhado pouco. Com este negócio de D. Araci acamada eu tenho circulado pouco pela cidade, este é o motivo. Mas hoje tive folga e andando pela Cidade Nova a Tenda do Caboclo Roxo me chamou atenção.

Ali na Cidade Nova, em frente ao modernoso prédio de Central de Controle da cidade. É uma região muito interessante, pois novos prédios estão sendo plantados bem no meio da uma parte da cidade bem antiga e que estava bem abandonada. Além deste prédio, tem ali também o prédio da BR Distribuidora, o da Rio Farmes e outros. Aos poucos eles vão trazendo uma vitalidade para a área. Vão aparecendo restaurantes e outros negócios para atender este monte de gente com dinheiro que vai trabalhar nestes prédios. Meus amigos raramente passam por ali.

Eu não entendo nada de Umbanda, de caboclos e demais entidades. Pesquisei e não me ajudou muito:

“O Caboclo Roxo é uma entidade que atua em diversas frentes de trabalho. No plano espiritual, ele trabalha na organização dos espíritos, ajudando-os a compreender o que se passa e os apoiando nos processos evolutivos. 
No nosso plano, quando baixa em nossos terreiros, é uma entidade que, por estar muito inserido na vibração do Orixá Omulú, atua muito em questões de saúde, tendo notório destaque em curas milagrosas a ele atribuídas.
Além de atuar na vibração do Orixá Omulu, ele atua também na vibração do Orixá Oxóssi. Entidade calma e sincera, sempre passa suas mensagens com serenidade, respeito e principalmente com muito amor.
Encarnado, foi um grande curandeiro e professor de sua aldeia, passando todo o seu saber para as gerações seguintes. Em outra encarnação ainda, foi médico. Sempre voltado as áreas de cura, vem aos Terreiros com a mesma finalidade. Porém, também é um guerreiro aguerrido, defendendo seus protegidos e cortando as demandas negativas. 
Também é uma Entidade antiga, a primeira manifestação do Caboclo Roxo em terra, conhecida e registrada, se deu na época da fundação de nossa Umbanda, dentro da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, através da Médium Maria Isabel de Moraes, esposa 
de Zélio Fernandino de Moraes.
Okê Caboclo.

Pois é, acho que é preciso alguma intimidade com a Umbanda para entender melhor estas palavras.

Mas a tenda está bem caidinha, em uma sequência de casinhas também bem velhinhas e acabadas. Foram pintadinhas recentemente, parece que para não ficar muito feio na frente do prédio tão novinho inaugurado bem em frente. Continua assim e em alguns anos a região poderá mudar totalmente. Nem sei se a Tenda está funcionando.

Talvez não seja assim tão interessante, mas estou esquentando!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

4 Comentários

  • Cris dahg

    Ao lado do Sambódromo na praça 11 no centro, existe um Tenda antiga de umbanda chamada Tenda do Caboclo Roxo, que infelizmente se encontra fechada por conta do tempo e deterioração após consequências de chuvas durante a pandemia! Se localiza na rua Almirante Barroso 52 centro . Fiquei muito consternada por me deparar com a real situação da tenda que é um lugar de muita fé e caridade! Pois em suas sessões nunca foi cobrado nem 1 centavo de seus consulentes e que já ajudou milhares de pessoas. e que ainda pode ajudar muita gente. Então venho aqui solicitar a quem puder ajudar com materiais de obra: cimento, massa corrida tinta verde e branca, Rolos e pincéis de pintura de parede bancos e cadeiras ventiladores, mesmo usados! Será de grande valia! Contato do zelador da Tenda Sr. Diogenes +55 62 9128-0087 ZAP ou + 55 21 977564774 ZAP D.Carmensita DOAÇÕES QUALQUER VALOR – Ag:4064
    Cont:20186-5 – (CAIXA) ou
    Pix 124528307-39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.