OlhandoaCidade

Personagens misteriosos!

Hoje foi dia de visitar imóveis com a minha mãe, ela pretende mudar-se. Servindo de motorista e conselheiro, não muito bom nas duas funções, fomos ver umas casas aqui por perto, que ela já havia selecionado anteriormente.

Uma delas, no aprazível bairro de Vila Isabel, é localizada em frente a uma pracinha. Como sempre, em praças cariocas, uma certa falta de cuidado, mas ainda assim bem bacana. Bucólica, sem muita gente, talvez pela pandemia.

No centro da praça um monumento com 5 personagens. Como as placas de identificação foram todas roubadas, ficamos eu e minha irmã chutando quem seriam os personagens homenageados. Não acertamos nenhum!!! Quem seriam estes senhores?

Eu e Maria Inês fomos MUITO ruins de chute!!

Sambistas de Vila Isabel? A Praça chama-se Tobias Barreto, poeta e filósofo sergipano do século retrasado. Então especulamos que “com certeza” um deles seria o próprio.

Quebramos a cara!!!

Recorri novamente ao incrível trabalho da Pesquisadora Vera Dias e todo o mistério foi revelado. Os personagens são todos Hanmnemianos, e tive também que estudar o que significa isso! Sou muito ignorante não é? Os nomes são famosos e nomes de rua. Confiram mais abaixo.

São seguidores do trabalho de  Samuel Hahnemann, ou seja, são homeopatas.

Horrível isso não é? Pior do que cemitérios.

É uma pena que roubem as placas. O monumento do Almirante Cochrane recebeu uma placa nova, mas de acrílico. Bem mais feia do que a original, mas esta, espero que não roubem e é muito melhor do que deixar o buraco. Obrigado Vera Dias.

Vejam clicando aqui informação sobre esta homenagem aos Hanmsenianos.

Como foram um dia… lamentável. Mas aí já tinham perdido uma delas, agora que reparei.

E assim termino este Olhando a Cidade. Dia bacana, lugar bacana, mas como quase tudo no Rio de Janeiro, podia estar melhor cuidado. Nunca tinha parado por ali, parei, conheci, olhei, fotografei.

Mário Barreto.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.