-
O Grande Templo
Quando eu nasci, meus pais moravam na Rua do Senado, ali pertinho da Praça Cruz Vermelha. Lembro-me de brincar na praça. Lembro me também, mas mais vagamente e sem fotos, de brincar com as cotias no Campo de Santana. Minha irmã inclusive nasceu na maternidade que tinha na Cruz Vermelha. Sou um local na área! Tenho voltado muito ali, mamãe está em tratamento no INCA, que está ali desde 1957. Fiquem tranquilos, mamãe está bem. Pois é, com todo este background, parei o carro um dia na Rua Washington Luis e ao olhar para o lado, PAM! Pareceu-me que 4 naves alienígenas tinham pousado no prédio em frente!!! Como eu…
-
Dia Azul no Morro Azul!
Eu sempre tive uma grande curiosidade sobre o Morro Azul. Só vim saber que existia um morro ali quando da inauguração da Estação do Metrô Morro Azul, que depois mudou para Estação Flamengo atendendo a um pedido da população. Lembro vagamente até de uma fofoca dizendo que o Presidente Figueiredo, tricolor, de sacanagem não deixou ter uma estação Flamengo. Mas o fato é que eu andei de Metrô com estação Morro Azul, hehe. Pois é, ali entre o Flamengo, Botafogo e Laranjeiras, tem um pequeno morro cheio de histórias. Por um lado, o lado da Universidade Santa Úrsula e o Palácio do Governador, foi feito um corte na pedra e…
-
Poveiros!
Pois é meus amigos, várias vezes passei pela Rua do Bispo (“Rua do Bispo, a caminho do mar!”, gritava Lucélia Santos em comercial imobiliário dos anos 80 do século passado, quem lembra desta forçação de barra?), bem, até me perdi… voltando, ao passar pela Rua do Bispo outro dia, reparei na Casa dos Poveiros e fiquei de um dia parar por lá para fotografar. Foi hoje, parei e fotografei. Tudo parado por lá, o vigia me disse que em dias normais, sem pandemia, naquela hora o local estaria fervendo de gente. Mas o que seria uma casa de poveiros, que o corretor ortográfico cisma de corrigir para coveiros? Pois tive…
-
Praia do Caju!
Ah amigos… difícil imaginar que o bairro do Caju já teve uma praia linda e limpa, bem como outros bairros que hoje encontram-se tão afastados do mar. Como, por exemplo, colocar na mesma frase as palavras Praia e Inhaúma? Pois é, mas a Baía da Guanabara tinha praias em quase toda a sua extensão. Uma delas, bem pertinho, era a Praia do Caju. Toda a região onde hoje fica o bairro do Caju foi propriedade do rico comerciante português José Gouveia Freire. O Caju era de muitas belezas naturais. “Era uma região belíssima, de praias com areias branquinhas e água cristalina, onde não era rara a visão do fundo da…