OlhandoaCidade

Sagrados Corações

Como alguns já sabem, mamãe está internada no hospital, enfrentando a difícil recuperação de uma cirurgia. Felizmente as coisas estão melhorando, graças a Deus e as orações de todos os amigos.

Tenho ido diariamente na casa dela cuidar da Xuxa e do Chiquinho. Muitas vezes fui de bicicleta, algumas até a pé. Dá uma caminhada boa.

Xuxa e Chiquinho

Em uma destas eu passei a pé em frente a Igreja Sagrados Corações e reparei nas suas lindas portas de madeira.

A porta principal

Mamãe, tijucana novata também, tem frequentado esta Igreja, que é a mais pertinho da casa dela. Este prédio da Igreja, de estilo romano, foi construído de 1947 até 1952, é novo, e pertence a Congregação dos Padres dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Esta congregação tem uma história incrível. A Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento do Altar é de início do século XIX e, vejam só, teve atuação marcante no Reino do Havaí, na Missão das Ilhas do Pacífico! Muito interessante e quem quiser ler clique aqui.

Não estavam abertas as portas frontais quando passei. Na principal inclusive dormia um mendigo. A igreja tem capacidade para 400 fiéis e funcionam no local obras de assistência e promoção social como alfabetização de adultos, o Serviço da Fraternidade, a Obra Social Casa do Pe. Damião, atendimento a pessoas idosas, atendimento médico e odontológico com distribuição de remédios e orientação em geral, escolinha de informática, artesanato, apoio financeiro a grupos de ajuda, Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. 

É bonita, sem ser espetacular, mas está muito bem localizada, ali em frente ai Tijuca Tênis Clube, no coração também da Tijuca. É tombada pelo decreto DECRETO IRPH Nº 23.236/200

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 Comentários

  • Analu Steffen

    Sempre que passo por ali meu olhar é atraído para ela. Sóbria e respeitosamente existente em meio ao burburinho tijucano. Nunca vi suas portas abertas, como se para entrar eu precisasse de uma senha secreta. Foi bom saber mais sobre ela, obrigada.

  • Rosa

    Parabéns mais uma vez, primo, pela belíssima resenha sobre um prédio tão lindo e que passa despercebido pela maioria dos transeuntes! Além de belo, abriga uma obra social maravilhosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.