Categorias
OlhandoaCidade

Praça da Harmonia

Este fim de semana passeei muito de moto pela cidade. Eu gosto também de escrever sobre motos no meu Motozoo® e como estou avaliando um scooter, andei bastante por aí. Fizeram dias lindos neste fim de semana, céu sem uma única nuvem, noites de lua brilhando no céu. E o melhor, sem ainda estar aquele calorão carioca. hoje inclusive soprou um vento muito gelado vindo do mar.

Nestas minhas andanças passei pela Praça da Harmonia, e ela estava linda, como vocês podem ver nas fotos. Silenciosa, tranquila, misturando o novo com o velho, uma área que está prevista para ter muitas mudanças, espero que para melhor.

Ela fica na Gamboa, uma parte da cidade que a galera da Zona Sul, e até mesmo da Zona Norte, jamais passa e nem sabe direito onde é. Muito antigamente, 1800 e pouco, era o Mercado da Harmonia, mas não deu muito certo e o local foi decaindo, teve um incêndio no local e em 1904, durante a Revolta da Vacina, muito material restante do velho mercado foi pego e utilizado para a construção de barricadas. O pau comeu durante uma semana no Rio. Ao final, o Prefeito Pereira Passos ordenou a reurbanização de toda a área, criando assim a Praça da Harmonia como conhecemos hoje.

Um dos lados da praça é dominado pelo Quinto Batalhão da PM, um lindo prédio histórico que está em processo de recuperação, estava péssimo. Projetado por Heitor de Mello, especialista em construção militares e criador de diversos projetos no Rio de Janeiro, que em 1906, desenvolveu este prédio.

Do outro lado temos o Silo 5, um armazém abandonado muito lindo, e dando um ar de modernidade, a estação do VLT.

Eu acho o VLT uma coisa de lindo.

Minha filha DJ é que frequenta a área, inclusive toca em bares que rolavam por lá na época pré-pandêmica. É um local muito interessante. Ali também, foi fundado o Clube de futebol Vasco da Gama.

Taí a placa!

É bem pertinho e fácil de chegar, fica do lado do Aquário, da Roda Gigante, da Praça Mauá e seu Museu do Amanhã. Dá para ir a pé. Estão querendo encher a área de prédios residenciais e mistos, resta saber o quanto vão destruir para fazerem isso. Tem o coreto, tem a estátua do Coronel Assunção, tem a calma do lugar. Vá lá olhar!!!!

Lá ao fundo, o Quartel da PM. Pena, não fotografei. Vejam no link acima “fácil de chegar”.

Por Mário Barreto

Historiador, Diretor de Filmes, 3D/VFX. Guru em Computação, viciado em Motociclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.