OlhandoaCidade

Praça da Harmonia

Este fim de semana passeei muito de moto pela cidade. Eu gosto também de escrever sobre motos no meu Motozoo® e como estou avaliando um scooter, andei bastante por aí. Fizeram dias lindos neste fim de semana, céu sem uma única nuvem, noites de lua brilhando no céu. E o melhor, sem ainda estar aquele calorão carioca. hoje inclusive soprou um vento muito gelado vindo do mar.

Nestas minhas andanças passei pela Praça da Harmonia, e ela estava linda, como vocês podem ver nas fotos. Silenciosa, tranquila, misturando o novo com o velho, uma área que está prevista para ter muitas mudanças, espero que para melhor.

Ela fica na Gamboa, uma parte da cidade que a galera da Zona Sul, e até mesmo da Zona Norte, jamais passa e nem sabe direito onde é. Muito antigamente, 1800 e pouco, era o Mercado da Harmonia, mas não deu muito certo e o local foi decaindo, teve um incêndio no local e em 1904, durante a Revolta da Vacina, muito material restante do velho mercado foi pego e utilizado para a construção de barricadas. O pau comeu durante uma semana no Rio. Ao final, o Prefeito Pereira Passos ordenou a reurbanização de toda a área, criando assim a Praça da Harmonia como conhecemos hoje.

Um dos lados da praça é dominado pelo Quinto Batalhão da PM, um lindo prédio histórico que está em processo de recuperação, estava péssimo. Projetado por Heitor de Mello, especialista em construção militares e criador de diversos projetos no Rio de Janeiro, que em 1906, desenvolveu este prédio.

Do outro lado temos o Silo 5, um armazém abandonado muito lindo, e dando um ar de modernidade, a estação do VLT.

Eu acho o VLT uma coisa de lindo.

Minha filha DJ é que frequenta a área, inclusive toca em bares que rolavam por lá na época pré-pandêmica. É um local muito interessante. Ali também, foi fundado o Clube de futebol Vasco da Gama.

Taí a placa!

É bem pertinho e fácil de chegar, fica do lado do Aquário, da Roda Gigante, da Praça Mauá e seu Museu do Amanhã. Dá para ir a pé. Estão querendo encher a área de prédios residenciais e mistos, resta saber o quanto vão destruir para fazerem isso. Tem o coreto, tem a estátua do Coronel Assunção, tem a calma do lugar. Vá lá olhar!!!!

Lá ao fundo, o Quartel da PM. Pena, não fotografei. Vejam no link acima “fácil de chegar”.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.