Categorias
OlhandoaCidade

Templo da Humanidade

Como eu disse anteriormente, mudaram meu local de votação e eu tive que caminhar da Glória até o Catete. Deixei o carro na Rua Benjamim Constant e fui passeando e olhando tudo. Fiz um monte de fotos e já rendeu aqui o Bairro São Jorge.

Não há como não olhar o Templo da Humanidade!

Acho impressionante

Imponente. Além de diferentão, misterioso, pois nunca o vi funcionando. Inaugurado em 1896, as atividades estão suspensas, e o prédio tombado, em processo de restauração. Está interditado desde 2009 pela defesa civil, aguardando as obras para reabrir. O telhado, que tinha desabado, ficou pronto em 2018. Enquanto isso o único templo da Igreja Positivista do Brasil, a “Igreja da Ciência”, está funcionando em Porto Alegre.

A Igreja Positivista do Brasil, fundada por Miguel de Lemos, é sui-generis e vale a pena conhecer o que ela representou e representa, uma vez que não desapareceu.

Ali neste prédio casou-se o Marechal Rondon, ali estava guardada a primeira da Bandeira do Brasil, mas assim como a Taça Jules Rimet, foi roubada. Ali estão guardados outros tesouros e uma grande biblioteca com 15 mil livros.

Só esta história do Templo, do Positivismo, dos personagens positivistas no início da República do Brasil, dariam um livro. E agora tem a história de seu projeto de restauração. Pelo site, parece que está andando. Passando pela rua, parece que está parado. Passo por ali tem mais de 30 anos, e nunca vi uma atividade sequer. Intimida.

Cliquem aqui para saberem onde é, muito interessante. Cliquem aqui para conhecerem o site do Templo da Humanidade, que aposto que muitos não conhecem, nunca viram, não sabem onde fica e nem para o que foi construído!

Após clicarem nos links, ficarão sabendo. Vamos olhar a cidade?

Por Mário Barreto

Historiador, Diretor de Filmes, 3D/VFX. Guru em Computação, viciado em Motociclismo.

8 respostas em “Templo da Humanidade”

É uma pena… aqui na Europa sempre tem algo sendo restaurado. Esse prédio é uma preciosidade e deveria ser uma dos pontos turísticos oficiais da cidade.

Que maravilha! Nunca soube desse prédio tão esplêndido!
Parabéns mais uma vez pela pesquisa e por nos proporcionar mais essa informação preciosa!👏👏👏👏👏

Nossa! Que lindo prédio e que linda história. Estou aguardando ansiosa pela restauração e pela abertura do museu.

Mario ta quase um Indiana Jones tupiniquim! Ja imagino voce la dentro fazendo pesquisas arqueológicas da nossa história.

Aaaa finalmente um lugar que eu “reconheço” mas nunca havia pesquisado sobre ele! Ando ( quando saio ) olhando tudo com mais atenção e aguardando suas descobertas! Amo!

Amigo Mario, eu me achava um carioca típico, conhecedor dos detalhes da cidade, até me transformar em seguidor das suas andanças. Com textos muito o interessantes e bem humorados estou descobrindo coisas que jamais vi. Parabéns e por favor continue! Abração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.