-
Ladeira da Misericórdia
Tenho andado super atarefado com o “relançamento” da minha produtora, passeando pouco com os olhos de olhar a cidade, mas lembrei que em 2020 eu fui levar a Joana para conhecer a Ladeira da Misericórdia, coisa que muito carioca não fez ainda. Pode-se dizer que é a primeira rua da cidade, pois quando Estácio de Sá finalmente transferiu a cidade da “Urca” para o Morro do Castelo, no longínquo ano de 1567, ela teve que ser construída. Ainda hoje mantém seu calçamento em “pé de moleque” e está em um local particularmente bonito da cidade, porém meio perigoso, pois vazio e cheio de moradores de rua. Nunca vi segurança alguma…
-
Palácio da Polícia
Semana passada estive no escritório do meu primo e contador Sérgio Salícios. Nem sabia que ele tinha mudado, agora seu escritório é na Henrique Valadares. Aquele pedaço ali melhorou muito com a construção dos prédios do Centro Empresarial Senado. É uma região do Centro que me atraí, pois como já disse antes aqui em posts passados, quando nasci eu fui morar na Rua do Senado. Um pouco mais para frente, a rua muda de nome, vira Rua da Relação e na esquina tem um prédio lindo, o Palácio da Polícia Central. Estava bem detonado até 2014, quando foi entregue a restauração e hoje está legal. Nem entrei, e estaria fechado,…
-
Portão do Parque Guinle
E a minha alegria quando descobri que o portão do Parque Guinle foi restaurado para a sua antiga glória? Ele é lindo, merecia este carinho. O Parque Guinle é todo ele cheio de história. Foi construído em uma área que fazia parte do palacete dos Guinle, que hoje é o Palácio Laranjeiras, residência oficial do Governador do Estado. Esta área, localizada no sopé do Morro Nova Cintra, formando um valezinho, foi desmembrada nos anos 40 e ali foram construídos 3 prédios projetados por Lucio Costa entre 1948 e 1954. O projeto inicial era para 6 prédios. O jardim, inicialmente desenhado por Gérard Cochet, foi redesenhado por Roberto Burle Marx. Dizem…