Praia das Flechas
Ontem fui para Itaipu (do Tupi, Pedra que Canta) e novamente deslumbrei-me com Niterói. É uma Cidade muito linda, sempre. Suas paisagens são as mesmas do Rio de Janeiro, só que olhando de um pouco mais distante, vê-se todas as belezas em uma olhada só. Tem um angulo lá em que vc vê o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca numa tacada só… e na frente as águas da Baía da Guanabara… é muita beleza. E andando pelo litoral do Ingá (Tupi, Ensopado), Icaraí (Tupi, Rio Sagrado), São Francisco, Charitas (Latin, Caridade)… é tudo arrumadinho. Com o novo túnel alcança-se as praias oceânicas em um pulinho, saindo ali no Cafubá (no início do século XX, havia na região do atual Cafubá uma fazenda onde criava-se o gado bovino de origem africana e cor cinzento-escura, chamado popularmente de Cafubá) e na cara de Piratininga (do Tupi, Peixe Seco) e finalmente Itaipu, meu destino final de ontem. Uma lindeza.
O cacique temiminó Cobra-Papagaio (Araribóia) recebeu estas terras após ajudar Estácio de Sá a expulsar os franceses da cidade. Ele queria de volta as terras de Paranapuã (atual Ilha do Governador), de onde foi expulso pelos franceses. Mas foi convencido a ocupar com sua tribo as atuais terras de Niterói, fundando na época a vila de São Lourenço dos Índios. Depois virou Vila Real da Praia Grande e em 1835 finalmente recebeu o nome de Nichteroy (do Tupi, significa Porto sinuoso, ou Água que se Esconde).
Niterói moderna tem o melhor IDH do Estado do Rio, o sétimo maior do Brasil e é o segundo município em renda mensal per capita do país. Não é arrumadinho à toa, Niterói tem dinheiro.
Hoje de manhã acordei, fui visitar meu amigo Claudio que levou mais um estabaco de moto e depois toquei para o Rio. Meu Deus!!! Tudo engarrafado e com a placa da ponte avisando que a travessia estava demorando incríveis 62 minutos. Fiquei com medo… a última vez que meu carro ficou engarrafado tanto tempo com o ar condicionado ligado, quase trancou o motor… era apenas falta de água, mas mesmo assim, fiquei com medo e decidi parar em Icaraí e deixar o trânsito melhorar.
Fui andando, parei o carro perto da Praça César Tinoco e passeei pela Praia das Flechas. Cesar Tinoco foi um político do início do século passado, campista, foi Prefeito de Campos dos Goytacazes e muitos outros cargos. Uma pracinha lindinha, mas depredada.
Logo na entrada da praça tem um busto de onde roubaram as placas, um clássico carioca, que também descobri ser usado em Niterói.
No meio da praça, teríamos mais um busto, em homenagem a Casimiro de Abreu, poeta romântico e patrono da cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras, ocupada no momento por Cícero Sandroni. Este monumento foi totalmente roubado, com seus ornamentos. Só ficou a placa…
Ali em frente, não pude deixar de notar a linda Ilha dos Cardos, que fica bem em frente a Praia das Flechas e do Museu de Arte de Niterói.
A Ilha dos Cardos está há séculos na vida cultural de Niterói e incorporada ao famoso horizonte pintado pela Escola Fluminense de Paisagistas. Foi reconhecida como patrimônio cultural do Estado, respondendo a uma baixo-assinado da comunidade, com mais de 1.500 assinaturas. Desde o século XIX, os pintores paisagistas como Castagneto, em 1888, e os discípulos do mestre Grimm, da Escola Fluminense de Paisagem, retrataram a Ilha dos Cardos em suas obras. Cardos são umas plantas espinhosas que dão em pedras… não sei se a Ilha dos Cardos tem cardos… deve ter né?
Fui andando pela Praia das Flechas até a Praia de Icaraí, onde almocei. No caminho, passei pela Pedra de Itapuca (do Tupi, Pedra Furada), outro ponto turístico do local. Também linda.
Voltei para o carro, dei uma carga no iPhone e vi que a travessia tinha melhorado para 26 minutos, o dobro do normal, mas muito melhor do que os 62 minutos de antes. Um único carro enguiçado estava causando esta lentidão…
Olhei muitas coisas e adorei tudo, Niterói é uma lindeza.
2 Comentários
Claudio Marcio S Pereira
A cidade sim é muito bela ! Os cariocas deveriam ver a vista do Rio por outros ângulos. Obrigado pela visita e volte quando quiser amigo!
Maria Inês Barreto da Costa
Eu sou suspeita rsrsrs. Tenho fortes laços afetivos com Niterói, com o Ingá. É lindo mesmo. Tão perto do Rio e tão melhor para se morar. Só não aconselho morar lá e ter que trabalhar no Rio todo dia.