OlhandoaCidade

Praia das Virtudes

Seu Bento, papai, quando chegou ao Rio de Janeiro estava dedicado a ter uma vida atlética. Crescido na fazenda em Abaeté/MG, foi para Belo Horizonte e virou playboy. Vivia na noite, namorando bailarinas de cabaré até que ficou muito doente (aí me falha a memória agora, pneumonia ou tuberculose). Minhas tias eram enfermeiras, pelo menos 3 delas, uma delas lá em BH curou-o e mandou-o para o Rio de Janeiro, de forma a afastá-lo das más companhias. Curado, assustado, dedicado a ser atleta, foi ser remador do Vasco da Gama!

A Sede Náutica do Calabouço

Lá no Vasco foi campeão carioca de remo, ganhou um título de sócio remido e a vida inteira frequentou a sede náutica do clube, ali no Calabouço.

Um barco a remo abandonado no Calabouço

Fui com ele diversas vezes lá, onde ele encontrava os parças e onde joguei com ele algumas partidas de pelota basca, um esporte que ninguém conhece ou pratica. Só lá mesmo, que eu saiba. Tenho um carinho muito especial por este local da cidade, porque me lembra meu pai.

A quadra de Pelota

Esta semana tive uma reunião de trabalho com meu grande amigo Hernani Heffner na Cinemateca do MAM. Cheguei um pouco mais cedo e parei a Vespa ali na frente dos clubes náuticos, o Internacional, o Santa Luzia, o Boqueirão do Passeio e o Vasco da Gama. Fui andando devagar, é uma região linda da cidade. Na volta, dei de cara com uma placa: Praia das Virtudes. Nunca tinha ouvido falar.

Pois é, tem história. A Praia das Virtudes foi a última praia do centro do Rio de Janeiro, após a destruição da Praia de Santa Luzia com o advento do desmonte do Morro do Castelo e a construção do Aterro do Flamengo. Primeiro foi-se Santa Luzia, e seus frequentadores passaram para a Praia ao Lado. Dizem que o Vasco da Gama deu este nome para a Praia para moralizar o local, conhecido até então como o cantinho de cenas amorosas.

Era um Rio de Janeiro completamente diferente do de hoje, o Centro era efervescente, repleto de bailes e atraía multidões.

Em 2019 o mesmo Vasco da Gama resgatou e reinaugurou a Praia das Virtudes, colocando esta placa que eu vi. De praia não tem mais um grão de areia, mas fica esta história que para mim é linda.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.