OlhandoaCidade

Praça São Charbel

Então, conforme eu havia prometido, fui lá na Praça São Charbel fotografar a estátua de São Charbel para colocar aqui no nosso Olhando a Cidade. Passo por ali tem anos, esquina de Rua José Higino com Avenida Maracanã, mas só fui notar que aquele larguinho, nem bem é uma pracinha, tem um nome, uma história para contar e alguma coisa para olhar depois que minha mãe morou por alguns meses na Rua José Higino.

Ali pertinho tem a Igreja Maronita, que é linda e eu ainda não fotografei. Na Tijuca eu já publiquei aqui o Largo São Maron e a Casa Libanesa do Brasil.

Está bem abandonada a Praça e São Charbel, tadinho, teve a placa de bronze roubada também, igual ao seu patrício São Maron. Lamentável. Tinha ali o que me pareceu ser um quiosque de flores, mas está abandonado.

Vejam aí como está hoje… sem a placa, cada vez mais comum na cidade. Roubam para derreter.
Placa em foto de 2016 que achei na Internet

São Charbel, que tem seu dia marcado para 9 de outubro, é um santo da Igreja Maronita. Esta igreja, cujo centro é no Líbano, tem seus rituais celebrados em aramaico, a língua que falava Jesus Cristo. Eremita, São Charbel nasceu em 1828 e teve uma vida de devoção. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

São Charbel

É um santo milagreiro, vamos ver se ele consegue fazer o milagre de ter sua placa de volta e de conseguir um “up” ali na sua pracinha.

Vamos por aí… Olhando nossa linda cidade.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.