Para os Feirenses!
Quando escrevi sobre os Poveiros, meu amigo Arcanjo Magaldi me falou que tem mais um monte de casas de portugueses ali pela Tijuca!
“Repare que esse pedaço da cidade é repleto de clubes regionais. Orfeão Portugal na Rua Aguiar, Casa das Beiras na Barão de Ubá, Vila da Feira e Terras de Santa Maria na Haddock Lobo, Casa do Porto na Afonso Pena, Casa dos Açores na Melo Matos. Vale a pena pesquisar o motivo. Abraços”
Tentei pesquisar os motivos, sem muita força, e não achei nada. Talvez seja a disponibilidade de casas na região, talvez seja o tamanho da colônia lusitana por perto, tudo talvez, não consegui ainda uma explicação para este fenômeno.
Vou visitar todas elas, e aqui vai a segunda, também no meu caminho para o escritório, a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria. Segundo a história, contada por eles mesmos em seu site, esta nasceu dentro da Casa dos Poveiros. Foi fundada em 1953, 23 anos após a irmã.
Além de próximas, são parecidas em tudo, na história, na casa antiga e não tão bem cuidada, nos cursos que oferecem, na piscina, na programação.
Acho bem legal esta militância lusitana, esta saudade da terra natal, e este esforço em manter e desenvolver a cultura, a arte, o relacionamento entre os portugueses de Santa Maria da Feira e seus descendentes aqui no Rio de Janeiro.
A casa é tombada:
Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
Localização: R. Haddock Lobo, n° 195 – Tijuca – Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Decreto n° 27.653 de 06/03/07 – D.O. Rio de 07/03/07
Tombamento: provisório / Averbado: não
Com a pandemia o movimento está meio fraco. Vou esperar esta onda acabar e voltar lá na normalidade para ver a Casa “bombando” e ainda ouvir uns fados.
3 Comentários
Arcanjo Magaldi
Obrigado pela citação. VQV. Abraços
Jorge Adir
Tem também o Orfeão Português, na São Francisco Xavier, entre a Visconde de Itamarati e Av Maracanã.
Sônia
Muito interessante estes clubes todos. Vejo no país aonde moro clubes de várias nacionalidades, mas parece que nós brasileiros não temos este hábito ainda, não encontrei nenhum club de brasileiros por aqui.