OlhandoaCidade

Jardim do Palácio Guanabara

Pois é amigos, ontem pela primeira vez fui até os jardins do Palácio Guanabara. Muito bonito com suas palmeiras e um espaço grande, inesperado ali em Laranjeiras e bem ao lado do Fluzão. O Palácio em si é bem para frente, a calçada é até estreita na Rua Pinheiro Machado, nunca imaginei que tivesse tanto espaço atrás do prédio.

Pois é, antigamente a propriedade da Princesa Isabel ia até a Praia do Flamengo…

Inclusive eu já tinha ido outras vezes ao prédio anexo, um prédio novo onde trabalham vários servidores de diversas secretarias. Tenho uma grande amiga que está agora trabalhando lá e já tinha ido almoçar no ótimo restaurante do SESC que tem lá dentro. Mas não olhei o jardim com calma.

Nascido para andar de moto e olhar a cidade. Forçado a trabalhar…

Ontem fui lá trabalhar, gravar um evento e no intervalo tive que ir a PUC mas antes fui lá no jardim. Pá! É lindo!!! Espaçoso, inesperado para mim. Este jardim é um criação do paisagista francês Paul Villon e está preservado em suas configurações originais desde o fim do século XIX.

As palmeiras imperiais são as que mais impressionam, mas tem por lá também árvores frutíferas e a fonte cercada de estátuas. Os funcionários que ali trabalham aproveitam o lindo espaço.

É possível ir olhar este jardim e também todo o palácio em uma visita guiada oficial, basta agendar aqui no site ó: http://www.palaciosdopovo.rj.gov.br/PalacioGuanabara.aspx

Parece-me que as visitas são aos sábados, de 9 as 17h e são gratuitas, um programa legal. Pinta lá, nossa cidade é cheia de história e de lugares incríveis para olhar.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.