OlhandoaCidade

Igreja de São Joaquim

Neste sábado fui convocado de surpresa por um grande amigo para ajudar em uma tarefa lá no Bairro do Cachambi. Vale um passeio cuidadoso por lá, muitas olhadas bacanas devem existir na área.

Entrada imponente da Paróquia de São Joaquim

No caminho de volta, passamos pela Igreja e Paróquia de São Joaquim. Incrível, incontáveis vezes passei por ali e nunca vi esta igreja em estilo neogótico que começou a ser plantada ali no Estácio desde 1904!

Fui dar uma pesquisada e é importante não confundi-la com a antiga Igreja de São Joaquim, esta de 1758 que ficava localizada na esquina com as atuais Avenida Passos e Rua Marechal Floriano.

Antiga Igreja de São Joaquim no Centro.

Esta que vimos é a “nova” Igreja de São Joaquim. Bonitona, grande, mas estava fechada por conta da pandemia. Uma pena. Paramos e com toda a calma do mundo tiramos estas fotos.

O desafio das fotos é não mostrar os fios! Bonita não?

Fica na Rua Joaquim Palhares, que certamente é parente do meu também grande amigo Guto Palhares. Veja aqui onde é.

Foi tudo bem e no final fui convidado para desbravar um boteco premiado no Estácio. Marcinho me disse que segue Instagram de botecos da cidade e fomos lá conhecer o tal do Costelas. A especialidade só poderia ser costela de boi e porco. Adorei as coxinhas de costela, fica a dica.

A dupla de desbravadores cariocas em ação.
Coisas lindas e deliciosas são as coxinhas de costela.

Obrigado Marcio, pelo passeio, pelas costelas.

Mário Barreto

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Um comentário

  • Paulo

    Linda essa porta vermelha. Dá um toque especial à igreja.
    Mas essa coxinha de costela deu agua na boca! Precisamos marcar um retorno lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.