OlhandoaCidade

Casa de Osório!

Pois é amigos, ontem fui buscar mamãe no INCA e parei o carro em frente a Histórica Casa de Osório, que hoje hospeda a Academia Brasileira de Filosofia.

A Academia, fundada em 1989, nem é tão antiga assim, é no momento presidida por meu professor e amigo Edgar Leite Ferreira Neto.

Ali, na antiga Rua de Matacavalos, antigo Caminho da Bica e muitos outros nomes, fica a casa histórica, nas franjas do antigo Morro do Desterro, atual Morro de Santa Teresa. Já foi sertão da cidade do Rio de Janeiro, quem diria.

Manuel Luís Osório, o Legendário, Marquês do Herval, foi Militar, Político Monarquista, herói da Guerra do Paraguai, Ministro, e outras coisas. Patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro. O homem teve uma vida e uma carreira espetacular!

A casa nem é tão bonita, mas chama a atenção. Seu estado de conservação não é dos melhores, mas também não é dos piores. É um patrimônio tombado da cidade do Rio de Janeiro. É interessante, vou perguntar o Professor Edgar se estão rolando atividades por lá.

Você já tinha olhado a Casa de Osório? Quando passar pela Rua do Riachuelo, olhe!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 Comentários

  • Mário Barreto

    Falei com o Professor Edgar e ele disse-me que sim, rolam eventos na casa e que inclusive acabaram de refazer ou reformar todo o telhado. Bom, daqui a pouco devem retocar a fachada.

  • Adriana

    Se passei por aí não lembro e nem reparei … seu olhar atento revelando lugares incríveis bem pertinho! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.