Parque do Martelo!
Hoje, até agora, tive duas experiências bacanas. Primeiro, fui falar de trabalho e tomar café com a querida Aline Miranda no hotel Arp, ali na beira da praia no Arpoador. Naquele pedacinho que a praia não tem rua grande passando carros, apenas uma ruazinha de serviço e os prédios, e hotéis, dão quase que direto na praia. Uma coisa adorável, a orla inteirinha do Rio de Janeiro tinha que ser assim, este negócio de pista de alta velocidade e volume de tráfego na beira mar é de uma estupidez sem tamanho. Visual bacana, mas o café e atendimento não são nada demais, novamente o Rio de Janeiro desperdiçando suas potencialidades.
Depois de muito conversar sobre trabalho, dei uma carona para a donzela e como estava de Vespa, pude ir olhando o seu recanto com muito mais cuidado. Um recanto no Humaitá muito lindo, cheio de casinhas bacanas.
Pois é, voltando depois de despachar a amiga, dei de cara com este parque aí, o Parque do Martelo, que eu nunca tinha ouvido falar!!!!
Com 16 mil metros quadrados, o parque é cedido em regime de comodato por 30 anos (a partir de 2000) para a Associação de Moradores do local, que mobilizou-se para impedir a construção de um empreendimento imobiliário no local. Mantido, organizado e gerido pela Associação de moradores, a entrada do parque é bem simpática e muito arborizada.
Não subi até lá em cima, mas ele tem uma vista, área para picnic e brinquedos infantis que foram doados por uma moradora. E tem mais, tem uma horta educativa e em parceria com Jardim Botânico e com o Projeto PoleN, da Unirio (minha Alma Mater), há o plantio de mudas originais de Mata Atlântica. Existe também um grupo de pesquisadores levantando a história do local, suas ruínas e mapeando as trilhas.
É muita coisa para um parque quase desconhecido!
Clique aqui e veja aqui onde fica.
É o Rio de Janeiro sendo Rio de Janeiro. Praias, florestinhas nas franjas das montanhas, recantos aprazíveis, favelas… tudo junto e misturado. Uma loucura, que faz a cidade ser como nenhuma outra no mundo!
Um comentário
Maria Inês Barreto da Costa
Parque do Martelo ???? Nunca ouvi falar! É numa daquelas ladeiras do Humaitá? Que legal! Adorei.