Santuário de São Vicente de Paulo
Hoje acordei cedo e vim na minha UBS, a Policlínica Helio Pellegrino para fazer exames e ir ao dentista. Ela está um brinco, recentemente reformada, muito bem equipada, arrumada e contando com uma equipe atenciosa e competente. Até agora, uma perfeição, que Deus a conserve assim e que meu atendimento siga neste nível.
Foi tudo muito bom e rápido no laboratório, de maneira que fiquei com um longo intervalo até o horário do dentista, 10:30h. Saí para zanzar pela região e olhar a cidade. É um canto da cidade diferente, não é passagem para lugar algum, o tempo aqui roda em outra velocidade. Estamos falando da região que mistura Praça da Bandeira, Tijuca, Rio Comprido, um cantinho da cidade. A Policlínica é na Rua do Matoso. Comecei percorrendo a Rua Pereira de Almeida, que escolhi só de olhar… casas diferentes, um astral completamente esquisito e esquecido. Só vendo. Esta pequena rua acaba (ou começa) na Rua Santa Amélia, que para os publicitários raiz tem uma importância, foi ali que nasceu a Giovanni, que depois tornou-se Giovanni FCB e uma das maiores agências de publicidade do país. Cheguei a ir lá atender ao Leonardo Servolo.
Como ainda estava cedo, aproveitei para explorar o Santuário de São Vicente de Paulo. Sempre passo por ali, vejo suas palmeiras imperiais, e sempre sinto vontade de entrar. Estive ali somente uma vez na vida, na festa de 15 anos da minha amiga Claudia Fernandes, da qual não lembro absolutamente nada. É como não tivesse ido nunca.
É lindo. Tem um morrinho, com uma linda jardinagem e imediatamente após entrar, o clima, a paisagem, já é outra. Lá dentro tem também o Hospital São Vicente de Paulo.
São Vicente de Paulo viveu no final dos anos de 1500 nos anos de 1600, foi ordenado padre neste ano, e tem uma história muito interessante, que inclui até ter sido escravo em Túnis.
“Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres, Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. Sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus. Existem diversas biografias suas, mas sabemos que nenhuma delas conseguirá descrever com total fidelidade o amor que tinha por seus irmãos necessitados. Muitos acham que a maior virtude de São Vicente é a caridade, mas sua humildade suplantava essa virtude. Sempre buscava o bem da Igreja. São Vicente de Paulo foi um pai dos Pobres e um reformador do clero”. Leiam mais sobre este personagem incrível clicando aqui
A igreja é linda por dentro e por fora. Uma sensação adorável de calma e serenidade. Nem parece que você está ali na Tijuca. Poucos passos e uma subidinha fazem toda a diferença. Tudo muito bem cuidado, limpo, bonito. Arrependo-me de não ter levado mamãe lá para conhecer, ela teria adorado.
Recomendo a visita. Vejam abaixou uma galeria com as fotos que fiz do Santuário.
2 Comentários
Maria Inês Barreto da Costa
Que linda! Também nunca fui lá, nem no Hospital. Só vi de longe. Adorei as fotos.
Rosa Amaral
Que interessante e linda!
Somos cariocas e quase não conhecemos nossa cidade com suas características e belezas ímpares!
Minha mãe gostava de levar meu irmão e eu para conhecermos lugares pitorescos e escondidos mas nunca nos levou a este recanto.
Parabéns, e obrigada primo por nos brindar com essas descobertas.