Escadaria Maria Ortiz
Então, estou em Vitória, capital do Espírito Santo. Já passei por aqui antes, 4 vezes, sempre de passagem para a Bahia. Passagens rapidíssimas, dormir, comer e pé na estrada, porque a Bahia é longe e o Espírito Santo comprido! Então eu não conhecia a cidade de verdade.
Meus amigos Thaís, Fernando e Gabriel estão morando aqui e vim desta vez para olhar melhor a cidade. Ora vejam, eu não sabia, mas na antiga ilha chamada de Guanaani pelos índios, foi fundada em 1551 a Vila Nova Nova do Espírito Santo, 14 anos antes do Rio de Janeiro!
Orientado pela Thaís, fui olhar o centro da cidade. Comecei andando, a cidade é muito ruim de táxi mas acabei indo de Über até a cidade alta. Não é grande, rapidinho você vê tudo. Curti muito a escadaria e a história de Maria Ortiz.
Segundo está escrito lá na placa que conta a história do local, 8 naus holandesas, comandadas pelo almirante Piet Heyn desembarcaram e tentaram subir para a cidade alta, quando foram atacados pela jovem Maria, que despejou sobre eles água fervente, comandou uma reação dos moradores e assim expulsaram os invasores.
Em 1899 a ladeira ganhou o nome de Ladeira Maria Ortiz e 35 anos depois, fizeram a escadaria e o nome passou para Escadaria Maria Ortiz.
O problema histórico é que há controvérsias enormes sobre a existência real dela, que pode inclusive nunca ter existido. Ó, vejam mais sobre isso clicando aqui.
O lugar é interessante, mas tem um grande Q de decadente, como andam todos os centros de cidade. Eu saí da Catedral Metropolitana e desci por ela até o porto. Gostei de conhecê-la.
Vamos olhando nossas cidades!!!!
Um comentário
Maria Inês Barreto da Costa
Adorei essa escadaria e os mini-mirantes. Bom pra descansar durante a subida. E a história da Maria Ortiz é ótima.