Capela de Nossa Senhora da Conceição do Brasil
Então gente, conforme eu contei no texto anterior, sobre o Rio Trapicheiros, saí andando aqui pela Tijuca e olhando a cidade. Parei para fotografar e olhar de pertinho uma capela que eu sempre passo na porta de carro ou de moto, mas nunca tinha passado a pé.
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal e dos Estados Unidos, sua data de comemoração é no dia 8 de dezembro, instituído pelo Papa Sisto IV em 1477. É uma “Festa de Guarda”, que significa que todos os católicos tem que ir na Igreja neste dia.
“Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’.” (Lucas 1,28)
Nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida é intimamente ligada a Nossa Senhora da Conceição, porque a imagem de Aparecida, é uma imagem da Conceição.
Fica na Rua Silva Ramos, no meu caminho para o escritório, para o Centro, Zona Sul, para as estradas… é meu caminho para quase tudo!
Esta capelinha fica nos fundos do Hospital Gaffrée Guinle e é muito bonitinha. Estava fechada quando eu passei por lá, mas pesquisando na Internet eu vi que ela é procurada para casamentos charmosos. Não é grande e está muito bem cuidadinha, contrastando com o estado de conservação do hospital que é ali do lado.
Ela tem um monte de azulejos pintados à mão, um grande barato e, pelo estilo, que combina com tudo no hospital, deve ter sido construída ao mesmo tempo e época.
Eu já casei-me duas vezes, e nenhuma delas na Igreja. Apesar de ter contra mim duas penas canônicas por esta transgressão, acredito que posso ser absolvido e ainda posso casar na igreja um dia destes. Esta seria uma boa capelinha para um novo tijucano casar. Fica a dica meninas casadeiras.
Um comentário
Maria Inês Barreto da Costa
Que lindeza ! Nisso os católicos são muito bons mesmo: arquitetura e decoração.
Perfeita para meninos casadeiros como você rsrsrsrs.