Personagens misteriosos!
Hoje foi dia de visitar imóveis com a minha mãe, ela pretende mudar-se. Servindo de motorista e conselheiro, não muito bom nas duas funções, fomos ver umas casas aqui por perto, que ela já havia selecionado anteriormente.
Uma delas, no aprazível bairro de Vila Isabel, é localizada em frente a uma pracinha. Como sempre, em praças cariocas, uma certa falta de cuidado, mas ainda assim bem bacana. Bucólica, sem muita gente, talvez pela pandemia.
No centro da praça um monumento com 5 personagens. Como as placas de identificação foram todas roubadas, ficamos eu e minha irmã chutando quem seriam os personagens homenageados. Não acertamos nenhum!!! Quem seriam estes senhores?
Sambistas de Vila Isabel? A Praça chama-se Tobias Barreto, poeta e filósofo sergipano do século retrasado. Então especulamos que “com certeza” um deles seria o próprio.
Quebramos a cara!!!
Recorri novamente ao incrível trabalho da Pesquisadora Vera Dias e todo o mistério foi revelado. Os personagens são todos Hanmnemianos, e tive também que estudar o que significa isso! Sou muito ignorante não é? Os nomes são famosos e nomes de rua. Confiram mais abaixo.
São seguidores do trabalho de Samuel Hahnemann, ou seja, são homeopatas.
É uma pena que roubem as placas. O monumento do Almirante Cochrane recebeu uma placa nova, mas de acrílico. Bem mais feia do que a original, mas esta, espero que não roubem e é muito melhor do que deixar o buraco. Obrigado Vera Dias.
Vejam clicando aqui informação sobre esta homenagem aos Hanmsenianos.
E assim termino este Olhando a Cidade. Dia bacana, lugar bacana, mas como quase tudo no Rio de Janeiro, podia estar melhor cuidado. Nunca tinha parado por ali, parei, conheci, olhei, fotografei.
Mário Barreto.
8 Comentários
Maria Inês Barreto
Que pesquisa legal! Gostei ❤. Mais ainda porque apareci na foto rsrsrsrs. Tomara que, um dia, possamos recuperar toda essa memória da cidade (sic) Maravilhosa.
Adriana Veras
Adorei !!!
Jorge Adir
E o homenageado com o nome da praça?
Mário Barreto
Este ficou só no nome, não vi nada lá para ele.
Rosa Amaral
Esplêndida pesquisa, querido primo, como sempre!
Uma pena vermos nossa cidade tão abandonada pelo poder público e por seus habitantes.
Além do maravilhoso aprendizado de hoje, também pude rever, através das fotos, minha prima querida e você, meu primo.
Outra grande notícia que também pude contemplar é o retorno da minha tia amada para mais perto de nós!!!!
Hoje fechou com chave de ouro!
Parabéns, Mário!
Alejandro Hasslocher
Informalmente, vc fez um belo trabalho de pesquisa.
Fausto Arinos de Almeida Barbuto
Finalmente fiquei sabendo quem foi Dias da Cruz e Licínio Cardoso, que viraram nomes de rua no Méier e no Rocha, respectivamente. Muito bom!
Fausto Arinos de Almeida Barbuto
PS: … quem *foram* …