Jardim do Palácio Guanabara
Pois é amigos, ontem pela primeira vez fui até os jardins do Palácio Guanabara. Muito bonito com suas palmeiras e um espaço grande, inesperado ali em Laranjeiras e bem ao lado do Fluzão. O Palácio em si é bem para frente, a calçada é até estreita na Rua Pinheiro Machado, nunca imaginei que tivesse tanto espaço atrás do prédio.
Pois é, antigamente a propriedade da Princesa Isabel ia até a Praia do Flamengo…
Inclusive eu já tinha ido outras vezes ao prédio anexo, um prédio novo onde trabalham vários servidores de diversas secretarias. Tenho uma grande amiga que está agora trabalhando lá e já tinha ido almoçar no ótimo restaurante do SESC que tem lá dentro. Mas não olhei o jardim com calma.
Ontem fui lá trabalhar, gravar um evento e no intervalo tive que ir a PUC mas antes fui lá no jardim. Pá! É lindo!!! Espaçoso, inesperado para mim. Este jardim é um criação do paisagista francês Paul Villon e está preservado em suas configurações originais desde o fim do século XIX.
As palmeiras imperiais são as que mais impressionam, mas tem por lá também árvores frutíferas e a fonte cercada de estátuas. Os funcionários que ali trabalham aproveitam o lindo espaço.
É possível ir olhar este jardim e também todo o palácio em uma visita guiada oficial, basta agendar aqui no site ó: http://www.palaciosdopovo.rj.gov.br/PalacioGuanabara.aspx
Parece-me que as visitas são aos sábados, de 9 as 17h e são gratuitas, um programa legal. Pinta lá, nossa cidade é cheia de história e de lugares incríveis para olhar.
3 Comentários
Maria Inês Barreto da Costa
Que bonito ! Não dá pra ver nada quando passamos de carro na frente do Palácio, só as palmeiras.
Maria José Rodrigues
Esse eu tb nunca fui. Só conheço a fachada.
Sol Corrêa
Que legal! O Rio de Janeiro tem uma história incrível, que muitas delas são esquecidas! Lugar lindo mesmo, vou visitar, e agora com outro olhar!