Relógio da Glória
Então… ontem, Dia dos Pais, fui encontrar minha filha Júlia na Feira da Glória e ganhar um abraço. Joana não pode ir, estava doente e sem forças para sair de casa. Fiquem tranquilos, nada grave, hoje já foi até a aula.
Eu nunca tinha ido a Feira da Glória e vou te falar… tem de tudo e de todos. É grande, colorida, movimentada, barulhenta, suja, mas divertida e interessante. É grande também, se comparada a “minha” feira aqui da Tijuca. E tem as barracas de bebida e comida, nas duas pontas, que é onde paramos para comemorar o Dia dos Pais.
Na hora de ir embora parei bem em frente ao Relógio da Glória e olhei ele bem direitinho. Bonitassso! E vejam como este negócio de olhar a cidade depende de nós… eu morei com minha mãe e minha irmã no número 318 ali da Rua da Glória. Dava para ver o relógio de nossa janela. Incontáveis sandubas comi no Hobby Lanches, que fica exatamente em frente, e nunca tinha olhado para ele com interesse. Incrível como nós simplesmente não vemos as coisas. E olha que nesta época ainda não tinha sido inventado o smartphone…
Pois bem, o bichinho foi plantado aí em 1905 pelo lendário prefeito Pereira Passos, que tantas realizações deixou pela cidade. É um relógio francês, e foi instalado pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman. Já quebrou diversas vezes e também diversas vezes foi consertado. Ontem, por exemplo, não estava funcionando…
É tombado:
INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Lampadário do Largo da Lapa e Relógio do Largo da Carioca – Centro_II RA; Relógio da Rua da Glória, Glória _ IV RA
Localização: Rua da Glória- Centro – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: E-03/012.189/81
Tombamento Provisório: 18/08/1981
Tombamento Definitivo: 26/01/1983
Vale a pena ir lá olhar o relógio, ir beber umas na feira da Glória. A olhada é grátis e a bebida, barata.
2 Comentários
MARIA J RODRIGUES
Lindo mesmo. Eu nunca foi perto dele
Maria Inês Barreto da Costa
É lindo mesmo. Mas passa despercebido com tanta coisa, gente e barulho que rola em volta. À Glória é um agito só, uma balbúrdia rsrsrsrsrs
Impressionante como a paisagem mudou! Mas continua linda!