Almirante Cochrane
E eu tinha até esquecido que hoje é feriado. Comemoramos a independência do Brasil.
Não entendo bem porque esta história foi-me tão mal contada quando no meu tempo de escola. Foi uma luta. Uma história incrível e cheia de guerras e resistências. Mas não vou dar aula de história, apenas lembro que minha filha Joana mora também na Rua Visconde de Pirajá.
Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, o Coronel Santinho, recebeu o título de barão e depois visconde de Pirajá devido a sua inestimável atuação na Guerra de Independência na Bahia. Minha filha mora na História da Independência do Brasil.
E eu, moro na esquina da Rua Almirante Cochrane. Thomas Cochrane, o 10º Conde de Dundonald e Marquês do Maranhão (que coisa né?) é uma das figuras mais incríveis da história e como Primeiro Almirante da Marinha Imperial do Brasil, foi também fundamental em nossas guerras de independência. Eu também moro na História da Independência do Brasil.
Aproveitei e fui lá ver o monumento em sua homenagem. Discreto, detonado, com a placa roubada também. Triste. Desproporcional com a figura incrível que ele foi.
Temos sim, algo para comemorar, e algo que foi conquistado com esforço e luta de pessoas do passado, independentemente de suas motivações.
Bom feriado para todos.
Mário Barreto
8-12-2020: Vejam que beleza, colocaram uma placa!
3 Comentários
CLAUDIO HESS
Roubaram a placa!!@@@
Q sacanaz!!
Mário Barreto
kkkkk, roubam tudo. Estão roubando tudo na cidade, foi a informação que eu tive.
Vera Dias
Boa postagem. Os moradores da Tijuca e arredores, desconhecem o marco na rua e a homenagem.