
Praias de Sepetiba
Caramba gente, a cidade do Rio de Janeiro é muito grande! A antiga cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro cresceu para ser o antigo Distrito Federal, depois Estado da Guanabara e agora Município do Rio de Janeiro. São 1.200,33 km2, espalhados ao comprido por uma grande área à beira mar. Manaus, por exemplo, é quase 10x maior, mas é quase tudo floresta né? Nós aqui no Rio temos muitas florestas e vegetação, mas temos também muita urbanização.
Para o carioca da Zona Sul, que acha longe o Largo do Machado e duvida de que Laranjeiras seja também Zona Sul, Sepetiba é incompreensivelmente distante e de difícil localização. Para chegar aqui eu vim pela Avenida Brasil, até realmente o fim, número 70.000, que é em Santa Cruz. Dali vim seguindo o app Mapas e cheguei em Sepetiba. Foram 71.35 kms, dava para chegar em Petropolis.

Tem muito tempo que eu queria vir aqui. Exceto quando criança, quando vim aqui com Papi e Mami, até entramos na água e passamos um pouco da lama “medicinal” pelo corpo, eu nunca mais voltei. A lembrança era de um lugar bucólico, parado no tempo.
Dependendo de como e por onde se olhe, ainda pode ser um pouco assim.
Até chegar na praia passa-se por uma região que é uma zona completa. Centenas de motinhos, ninguém usando capacetes, respeitando sinais ou mão e contramão. As ruas são urbanizadas, as calçadas mais ou menos e as pessoas definitivamente não. Vale tudo em uma selva que mistura mercados, igrejas e lojas de construção e escapamentos de veículos. Não sei se ajudará, mas seria algo como uma grande Bacaxá.
Fui seguindo o app até chegar na primeira das 3 praias que conheci hoje, a Praia de Sepetiba. Depois conheci a Praia do Recôncavo e por último a Praia do Cardo.

É uma viagem! Tudo muito diferente do que se rotula como Rio de Janeiro, com praias imundas e uma linda vista para a Restinga de Marambaia. Parei no lindo e bem equipado restaurante Empório do Peixe (não é jabá), almocei, curti o clima e daqui vou voltar. Escrevi daqui mesmo, curtindo também a brisa e bolinhos de bacalhau.
Curti muito vir olhar esta parte da cidade, as fotos e espero que vocês curtam também.







































