OlhandoaCidade

Mansão de Frederico Figner

Outro dia, nem tem muito tempo, fui almoçar com o Nakamura e Gianinni no Sesc Bistrô, ali pertinho da produtora, na Rua Marquês de Abrantes. O casarão, na frente do prédio da Fecomercio e Sesc, é realmente muito bonito. Foi todinho restaurado em 2003 e continua muito bem conservado até hoje. O Naka me provocou dizendo “aí Mário, um casarão para você colocar no Olhando a Cidade”. A comida nem estava tão boa assim. E cara, afinal, é um bistrô.

Mais um casarão né? Este no estilo eclético, que é a arte de misturar vários estilos. De fato, a mansão tem um pouco de tudo mas eu não sou arquiteto para identificar cada um deles.

Lá morou o checo Frederico Figner, que chegou ao Brasil para trazer e vender novidades tecnológicas da época. Chegou ao Rio de Janeiro e em 1900 abriu a famosa Casa Edison e começou a vender discos que ele prensava lá mesmo. Acabou se especializando em discos e fundando a fábrica de discos Odeon, na Tijuca. Deve ter ganho muito dinheiro, porque a casa é grande, linda, e ele morou lá até a sua morte em 1947, com 81 anos..

Vejam que interessante a Wikipedia do Fred Figner, clicando aqui.

Ficam pertinho uma da outra, o Casarão do Barão de São Clemente, e a Mansão Figner. Taí Nakamura, o que você pediu.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.