OlhandoaCidade

Marco Paulo de Frontin

Pois é meus amigos, como se diz aqui pelo Rio de Janeiro, “o bicho tá pegando”. A situação de insegurança e bandidagem alastra-se pela cidade, e vai nos encurralando a cada dia mais um pouco. Uma coisa é ver e ler que está rolando um tiroteio lá no Chapadão. Outra coisa é ver que está rolando tiroteio perto de casa nos caminhos que você percorre…

Eu tenho passado muito pela Avenida Paulo de Frontin, minha moto atual é uma pequena cinquentinha, e é mais seguro ir para o Túnel Rebouças por baixo do Elevado, é mais tranquilo. Vou pela Rua do Bispo (A Caminho do Mar, gritava a Lucélia Santos em anúncio imobiliário dos anos 70). Pois é, esta semana teve tiroteio bem ali. Vejam clicando aqui… Tá Russo!!! Diria o velho Bento meu pai.

Não tem muito tempo eu parei no sinal na esquina da Praça Condessa Paulo de Frontin, de noite, e reparei que bem embaixo do Viaduto tem um Marco de Pedra. Estava escuro, a posição não era boa e não deu para ver nada. Fiquei de voltar outro dia para olhar. Fui hoje com a Chris dar uma olhada nele.

E não vi quase nada… É mais um dos monumentos da cidade que está esquecido, depredado, abandonado, sujo. Como sempre, roubaram a placa dele. Tive que pesquisar bastante para aprender que é o Marco de Inauguração da Avenida Paulo de Frontin, de 1919. Não achei na Internet nenhuma foto dele completo. Nem no site da Professora Vera Dias, que por sinal, está fora do ar, uma pena.

O local, imundo, feio demais. E já foi bem bonitinho. Hoje é um lixo.

André Gustavo Paulo de Frontin, o Conde de Frontin, é o Patrono dos Engenheiros do Brasil, mas foi também Senador, Prefeito e Deputado Federal aqui no antigo Distrito Federal. Fez muitas coisas, muitas obras, mas o que mais me impressiona é o episódio da Água em Seis Dias.

Talvez os mais novinhos, hahahaha, aqueles na faixa dos 40 anos para baixo, não saibam que houve uma catástrofe durante a construção do viaduto, que caiu. Em minha pesquisa de hoje, achei este vídeo, que achei muito interessante, eu não o conhecia.

Pois é, e assim vamos vivendo. A cada dia mais velho, em uma cidade a cada dia mais perigosa, em uma cidade a cada dia mais feia e suja. Nada do que a presepada do G20 tenha feito alguma coisa para ajudar. Nada. Acabou o evento e continua tudo como estava. Na verdade pior, porque agora tem tiroteios no Rio Comprido.

E vamos vivendo. Vivendo e Olhando a Cidade.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.