 
	Coisas da China
A Aline Miranda é minha amiga, e uma das leitoras assíduas, fã, dos textos que vou publicando aqui no meu Blog Olhando a Cidade. Sei que em tempo de influencers talvez a palavra Blog faça os mais novos, e agora para mim agora esta categoria de “mais novinhos” significa os abaixo dos 40 anos, irem perguntar ao ChatGPT – “o que é blog?” Pois é amigos, eu escrevo blogs…
O meu Olhando a Cidade nasceu de meu olhar sempre curioso e muito observador. Estamos sempre cercados de belezas, algumas vezes minúcias, outras nem tanto, as vezes são belezas enormes, mas que mesmo assim a vida moderna, rápida, perigosa, afundada nas micro-telas de smartphones, passam sem merecer a devida atenção.

Quando a Aline estava produzindo o Coisas da China, ela lembrou de mim e pensou como seria legal se eu fizesse uma coisa similar, como um Olhando a China. Uma viagem a China, com olhos de olhar as cidades e coisas da China, deve ser simplesmente deslumbrante. A China tem mais de 4 mil anos de história, quase dez vezes mais do que os nossos 460 anos. E tudo diferente, tudo buscando harmonia, tudo bonito, é o que parece.
Vivemos dias difíceis, com batalhas ideológicas, comerciais, filosóficas, insanas, mas nada disso é capaz de ir contra uma unanimidade, que é a importância, beleza e profundidade da cultura chinesa. Temos sim, algo a ensinar em uma troca cultural, mas temos muito mais a aprender, é simples matemática.
Como a China tem coisas lindas para olhar. Um dia iremos lá ver isso. Parabéns Aline pelo belíssimo evento, repleto de simbolismos e muito além de qualquer crítica. Brasil e China são parceiros do mais alto nível e a nossa cultura, a deles, a do mundo, só tem a ganhar com este tipo de integração. E isso é muito mais importante e cada vez mais relevante do que os gadgets que diariamente chegam de lá. A Arte e a Cultura são as coisas da China mais legais de se olhar.

 
	
	 
	
			
			

