OlhandoaCidade

Coisas da China

A Aline Miranda é minha amiga, e uma das leitoras assíduas, fã, dos textos que vou publicando aqui no meu Blog Olhando a Cidade. Sei que em tempo de influencers talvez a palavra Blog faça os mais novos, e agora para mim agora esta categoria de “mais novinhos” significa os abaixo dos 40 anos, irem perguntar ao ChatGPT – “o que é blog?” Pois é amigos, eu escrevo blogs…

O meu Olhando a Cidade nasceu de meu olhar sempre curioso e muito observador. Estamos sempre cercados de belezas, algumas vezes minúcias, outras nem tanto, as vezes são belezas enormes, mas que mesmo assim a vida moderna, rápida, perigosa, afundada nas micro-telas de smartphones, passam sem merecer a devida atenção.

Quando a Aline estava produzindo o Coisas da China, ela lembrou de mim e pensou como seria legal se eu fizesse uma coisa similar, como um Olhando a China. Uma viagem a China, com olhos de olhar as cidades e coisas da China, deve ser simplesmente deslumbrante. A China tem mais de 4 mil anos de história, quase dez vezes mais do que os nossos 460 anos. E tudo diferente, tudo buscando harmonia, tudo bonito, é o que parece.

Vivemos dias difíceis, com batalhas ideológicas, comerciais, filosóficas, insanas, mas nada disso é capaz de ir contra uma unanimidade, que é a importância, beleza e profundidade da cultura chinesa. Temos sim, algo a ensinar em uma troca cultural, mas temos muito mais a aprender, é simples matemática.

Como a China tem coisas lindas para olhar. Um dia iremos lá ver isso. Parabéns Aline pelo belíssimo evento, repleto de simbolismos e muito além de qualquer crítica. Brasil e China são parceiros do mais alto nível e a nossa cultura, a deles, a do mundo, só tem a ganhar com este tipo de integração. E isso é muito mais importante e cada vez mais relevante do que os gadgets que diariamente chegam de lá. A Arte e a Cultura são as coisas da China mais legais de se olhar.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.