Casa Museu Eva Klabin
E no sabadão, em um clima no qual parecia que o próprio capeta estava soprando uma brisa do inferno sobre o Rio de Janeiro, fui convidado pela Mônica para conhecer a Casa Museu Eva Klabin, ali no Corte de Cantagalo. Eu, nunca tinha nem ouvido falar desta instalação. Como sempre faço, nestes dias eu comparo o clima daqui com o do Senegal, e sempre vejo que o clima por lá é muito melhor. Estava (está) muito quente no Rio (hell) de Janeiro.


Pois bem, quem foi Eva Klabin? O que é a sua Casa Museu?
Eva Klabin nasceu em 1903, foi uma empresária, colecionadora de arte e filantropa brasileira, reconhecida principalmente por ter criado uma das mais importantes coleções de arte do país. Nasceu na Alemanha e veio para o Brasil criança com a família, onde destacou-se no meio cultural e de arte no Brasil, no Rio Janeiro. Diferentemente de coleções focadas em um único período, a de Eva Klabin tem um caráter enciclopédico, refletindo a história da arte ocidental com obras que vão da Antiguidade Clássica até o século XIX. Esta coleção inclui: arte egípcia, grega e romana, pinturas europeias, esculturas, móveis, tapeçarias e objetos arqueológicos.
Antes de morrer, Eva Klabin decidiu transformar sua residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, em um museu. O espaço foi aberto ao público em 1995, após sua morte. Eva morreu em 1991. Hoje, a Casa Museu é também um centro cultural ativo, com exposições, concertos, cursos e palestras.
E fomos lá atraídos por um concerto, um quarteto de cordas e foi muito legal.

Para o concerto, fomos orientados pelo violinista e professor Tomaz Soares, um poço de simpatia e competência. Adoramos e gostamos especialmente do Bis, quando o quarteto tocou uma música australiana e mais contemporânea.

Chegamos um pouco antes e conseguimos fazer uma visita guiada pela Casa Museu Eva Klabin. Confesso que não tenho conhecimento suficiente para curtir a coleção em todo o seu esplendor, achei apenas interessante e muito curiosa. É tudo muito bem cuidado, a guia excelente, com resposta para cada pergunta que foi feita, recomendo muito a visita.






