OlhandoaCidade

Educandário Gonçalves de Araújo

De vez em quando, pois não é sempre que eu passo por São Cristóvão, ali bem em frente do Pavilhão, eu olho e reparo em um prédio lindo, grande, razoávelmente bem cuidado e, sempre que eu olho, fechado. Hoje, depois do almoço, resolvi ir lá ver de mais perto e finalmente descobrir o que é aquela instalação que para mim, era desconhecida.

Pois bem, estamos falando do Educandário Gonçalves de Araújo, vocês já ouviram falar? Pois eu nunca.

Villares, Décio R. “Antonio Gonçalves de Araújo”. 1900. Óleo sobre
tela. 249,5 x 162 cm. Acervo ISSSC

Pois saibam que o prédio, em estilo neogótico, tem 125 anos e foi construído entre 1898 e 1900, pela vontade do comerciante português Antônio Gonçalves de Araújo. Ao falecer, ele deixou recursos para que a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a mesma que cuida da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, criasse um asilo para abrigo e educação de crianças carentes.

E até hoje a obra é mantida, pois o Educandário assiste, abriga e educa crianças carentes de São Cristóvão e Benfica.

Li neste link:

“Inaugurado em 1900, com o nome de Asilo do Benfeitor Antonio
Gonçalves de Araújo, sob a administração da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária (ISSSC), essa instituição exemplar se tornou uma das obras filantrópicas mais significativas do Século XX na área educacional da cidade do Rio de Janeiro, e ainda hoje continua recebendo anualmente centenas de meninos e meninas em suas duas unidades no Bairro de São Cristóvão. A partir de 1940 o Asilo passou a se chamar Educandário Gonçalves de Araújo.
Desde então passaram pela instituição um sem-número de profissionais que se dedicaram aos cuidados básicos e à educação de milhares de crianças órfãs e necessitadas que tiveram a sorte de ali
serem acolhidas.
Seu primeiro diretor foi o conhecido Barão de Ramiz Galvão, antigo preceptor dos filhos da Princesa Isabel nos últimos tempos do Brasil Império, e que na República continuou sendo uma das principais figuras nos meios culturais e educacionais.”

Ah… São Cristóvão, Rio de Janeiro, histórias do império, fortunas do café… Nossa cidade é repleta de lugares e coisas incríveis para estudar e olhar. Olhem!!!

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo® - www.motozoo.com.br -, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.